fbpx

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, João Gabriel Paulsen participa do Sempre Um Papo

22 de agosto de 2023

João Gabriel Paulsen é o convidado de Sempre Um Papo on-line no dia 30/08, quarta-feira (Foto: Olavo Prazeres)

Dando sequência ao ciclo de debates com escritores mineiros patrocinado pela Cemig, o Sempre Um Papo recebe João Gabriel Paulsen, natural de Juiz de Fora. Ele conversa a respeito do seu livro “O doce e o amargo”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura na categoria “Conto”. O bate-papo acontece no dia 30 de agosto, quinta-feira, às 19h, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro, e de forma on-line, através do canal do YouTube do projeto.

“O doce e o amargo”, publicado em 2019 pela Editora Record, é uma coletânea composta por nove contos. São histórias aparentemente desconexas, mas que encontram seu fio condutor ao abordar as tensões geracionais e os conflitos trazidos pelos ritos de passagem – sem perder de vista a tensão entre a aproximação e o distanciamento do outro nos momentos críticos da vida das personagens.

Nos contos de “O doce e o amargo”, temas tabus são tratados com delicadeza. A qualidade literária pode ser observada em todas as frases, construídas de forma natural, mas criando poderosos efeitos. Os diálogos são ágeis e precisos. Há constantes reflexões percorrendo o texto, que nos atraem para o interior da narrativa e dos personagens, mantendo um tom ao mesmo tempo violento e suave. Para João Gabriel Paulsen – jovem autor estreante, portador de inquestionável talento literário -, um bom conto é aquele que coloca o leitor diante do insólito, do inesperado e do espanto.

Nesta obra, os temas são universais: a morte e seus correlatos, em contraposição a um tênue amor. Ódio, paixão, prazer, dor. Está tudo ali. Há excelentes metáforas, e o texto evita bravamente qualquer lugar-comum. As conexões criam uma linha narrativa que não se rompe. O contraste entre o doce e o amargo caracteriza a confusão quase caleidoscópica de contrários que tece a “malha narrativa” de cada um dos contos e do livro como um todo. A coerência interior é tal que transforma esta obra em uma trama indissolúvel, mesmo que atravessada por extremos: o pesado e o leve, o onírico e o real, o doce e o amargo. Compre aqui o livro no site da editora.

João Gabriel Paulsen é estudante de Psicologia na UFJF. Depois de publicar “O doce e o amargo”, ele participou de uma série de eventos Brasil afora e em Portugal. Hoje, publica esporadicamente em revistas literárias.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe João Gabriel Paulsen

Dia 30 de agosto, quarta-feira, 19h

Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]