A Associação Cultural Sempre Um Papo é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos. Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura e possibilitam, conjuntamente, a associação entre cultura, educação e responsabilidade social.

Aqui, a nossa atuação, hoje, distribuída em vários projetos:

PROJETO SEMPRE UM PAPO

Realização de encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em 38 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. O know-how de realização dos eventos é replicado a qualquer parte do País.

PORTAL SEMPRE UM PAPO

A Internet é uma importante ferramenta na difusão do conhecimento. O website do “Sempre Um Papo” traz, além da agenda de todos os eventos, cerca de 500 vídeos daqueles já realizados, sendo possível, assim, assistir ao conteúdo on-line. Disponibiliza, também, cobertura de fotos dos eventos, um blog com as notícias mais recentes do mundo editorial, e promoções de livros.

REDES SOCIAIS

O “Sempre um Papo” utiliza as principais ferramentas de comunicação disponíveis no mundo virtual para divulgação de suas ações. Além de manter o público que já acompanha o projeto informado, estes canais angariam novos seguidores. Tudo em prol do compartilhamento das informações e novidades acerca do universo literário.

YOUTUBE: Em uma parceria com o Youtube/GoogleInt, o “Sempre Um Papo” disponibiliza uma seleção de programas com mais de uma hora de duração cada. Estão disponíveis cerca de 700 vídeos, que somam mais de 2.800.000 visualizações. O número de inscritos no canal ultrapassa a marca de 105 mil contas.

FACEBOOK: O perfil possui mais de 58 mil curtidas, no qual são divulgados todos os eventos do projeto.

X (TWITTER): Atualmente, são quase 16 mil seguidores que, entre comentários e retweets, disseminam os eventos e ações do projeto pelo mundo. A programação completa, comentários, lançamentos e o dia-a-dia do “Sempre um Papo” são constantemente atualizados no perfil.

INSTAGRAM: O perfil possui mais de 58 mil seguidores, no qual toda a programação, bem como as fotos dos eventos, são divulgadas.