fbpx

Tom Farias conversa sobre seu romance mais recente, “Toda Fúria”, com Afonso Borges

13 de dezembro de 2023

O Sempre Um Papo recebe o escritor Tom Farias para falar a respeito de “Toda Fúria”, obra mais recente do autor carioca, publicada pelo selo Gutemberg, da editora Autêntica. A transmissão online do bate papo entre Tom e Afonso Borges, criador do Sempre Um Papo, será realizada no dia 19/12, terça-feira, com início às 19h, no YouTube do Sempre Um Papo.

Sob o verniz da Cidade Maravilhosa, milhares de vidas se cruzam de forma trágica e cruel. Os cartões-postais que seduzem nativos e estrangeiros também são palco de violentas disputas envolvendo atores já cotidianos à sociedade carioca, dentre policiais, milicianos, lideranças corruptas e membros do crime organizado. À mercê dos grandes atos de terror motivados por dinheiro e poder está a população, em especial das comunidades e favelas, em sua maioria negra, pobre e periférica, condenada a pagar com o próprio sangue – vítima de fuzilamentos, autos de resistência ou balas perdidas – por uma guerra que não lhe oferece nada em troca.

Em “Toda Fúria”, Caniço é mais um dos jovens cooptados por um sistema que o sentencia à marginalidade. Sem pai ou mãe que o criassem, é desde cedo cria das ruas, sua escola de formação, que o ensina a sobreviver em um mundo que nunca o quis vivo. Inteligente e carismático, seu espírito de liderança e seu desprezo pelo perigo logo chamam a atenção de líderes corruptos, que o exploram em benefício próprio, e de chefes do tráfico, que lhe oferecem a oportunidade de se fazer no crime. Seja qual for o caminho escolhido por Caniço, o resultado é o mesmo: uma juventude perdida, extorquida, lançada à violência do sistema e da criminalidade.

Tom Farias é carioca, escritor, jornalista, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Dentre seus livros publicados destacam-se as afrobiografias “Cruz e Sousa: Dante negro do Brasil”, finalista do prêmio Jabuti 2009, e “Carolina: uma biografia”, finalista do Jabuti 2019 e ganhadora do prêmio Flup do mesmo ano. Membro efetivo da Academia Carioca de Letras, é crítico literário do jornal O Globo e colunista da Folha de S.Paulo. Na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, uma biblioteca comunitária foi batizada com seu nome em sua homenagem. Em São Paulo, também atua como embaixador do Instituto Adus em prol de refugiados africanos.

Sempre um Papo – 37 anos

Fundado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é amplamente reconhecido como um dos programas culturais de maior prestígio no Brasil. Promovendo encontros entre escritores – nacionais ou internacionais – e leitores, o projeto vai além de sua cidade natal, Belo Horizonte, e alcança mais de 30 municípios em oito estados brasileiros, tendo inclusive realizações em Madri, na Espanha. Ao longo de sua trajetória, o Sempre Um Papo já organizou mais de 7 mil eventos, levando um público superior a 2 milhões de pessoas a diferentes auditórios e teatros.

Com base em sua história de sucesso de quase quatro décadas, o “Sempre Um Papo” estabeleceu-se como uma referência de credibilidade no cenário cultural do país, contribuindo significativamente para a promoção da literatura e a disseminação do conhecimento.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. 

Serviço:

Sempre Um Papo com Tom Farias
Dia 19 de dezembro, terça-feira, 19h
Transmissão no YouTube do Sempre Um Papo.
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]