fbpx

Teólogo Leonardo Boff lança três livros no Sempre Um Papo em BH

27 de março de 2024

Escritor aborda suas obras mais recentes em conversa com Afonso Borges no dia 3/4, na Biblioteca Pública Estadual

O Sempre Um Papo recebe o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff para o lançamento de três obras do autor: “O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida”, “A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré” e “Terra Madura”. Os livros foram escritos entre 2022 e 2023 e agora serão disponibilizados ao público em um evento que será realizado no dia 3 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso pelo Sympla – clique aqui e reserve o seu.

O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida (Vozes, 2022)

“O pescador ambicioso e o peixe encantado” apresenta uma metáfora da crise de nossa cultura hoje mundializada: a falta da justa medida nas principais dimensões da vida – nas relações pessoais, na sociedade, na economia e em nossa relação para com a natureza. A falta de medida gera a arrogância, que leva à discriminação dos diferentes, ao uso da violência e da guerra. Os vários contos, fábulas e relatos que compõem a obra tornam mais compreensível o tema do que exposições teóricas. A alternativa se encontra na própria natureza humana, feita de cuidado, de relações includentes, de equilíbrio em relação à natureza, na reciprocidade entre masculino e feminino, na medida certa entre o trabalho e o lazer, entre a razão e o coração. O livro procura orientar os espíritos na busca da moderação e da autocontenção para fazermos frente às grandes ameaças que pesam sobre o destino da vida na Terra e de nosso futuro.

A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré (Vozes, 2023)

Foi por ocasião da experiência espiritual do batismo de Jesus de Nazaré por João Batista, com a idade de 30 anos, que Jesus se sentiu o Filho bem-amado do Deus-Abba. Ouviu interiormente estas palavras bem-aventuradas: “Tu és meu Filho bem-amado, em ti pus todo o meu regozijo”. Jesus fez a experiência da infinita amorosidade do Deus-Abba. Sobre cada pessoa o Deus-Abba repete o que disse a Jesus: “Tu és meu filho amado ou filha amada, em ti pus meu regozijo”. Estas palavras trazem imensa alegria e a certeza de que se está sempre sob o arco-íris da amorosidade de Deus, independentemente de qual seja a situação moral. Deus ama a todos não porque são bons, mas porque é de Sua essência amar e querer companheiras e companheiros nesse amor – Esta é a mensagem deste livro.

Terra madura (Planeta, 2023)

Escrito durante a pandemia de Covid-19, o livro explora campos do agir e pensar humano para provocar reflexões que levem a um salto de consciência coletiva rumo a uma relação mais saudável com a Terra. Abordando três campos do agir e pensar humanos – a ética política, a ecologia integral e a vida do espírito –, os pontos apresentados pelo autor não buscam apresentar um tratado, mas sim oferecer peças e sugestões que, juntas, permitem o vislumbre de um caminho que repensa a teologia da vida. A partir da elaboração de reflexões, Boff provoca leitores e leitoras a encontrarem estratégias para que o ser humano compreenda o impacto que tem em todo o ecossistema terrestre e busque maneiras de possibilitar que toda a diversidade seja acolhida e tenha as condições necessárias para que possa existir.

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 1938. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Leonardo Boff
Dia 3 de abril, quarta-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]