fbpx

Suely Machado fala sobre os 40 anos do Primeiro Ato no Sempre Um Papo

8 de março de 2022

Foto: Fernando Rabelo

O Sempre Um Papo recebe a coreógrafa e bailarina Suely Machado, criadora e diretora do Primeiro Ato Centro de Dança para falar sobre a trajetória do grupo, que celebra 40 anos de existência em 2022. O bate-papo, mediado pelo jornalista Afonso Borges, acontece no dia 15 de março, terça-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, Instagram e Facebook do projeto. O evento conta com acesso gratuito e tradução simultânea em Libras.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Os 40 anos do Primeiro Ato

Fundado em 1982, em Belo Horizonte, o Primeiro Ato Centro de Dança é um espaço de criação que busca oferecer um método eficaz, reconhecido e atualizado do aprendizado da dança. Unindo o desenvolvimento artístico à formação humana e cidadã, o grupo tem por objetivo ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos. Isso acontece através da colaboração entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, entre outros, em processos de pesquisa, encenação e produção.

O Primeiro Ato oferece cursos para crianças, jovens e adultos nas mais diversas modalidades: balé clássico, dança contemporânea, danças urbanas, jazz, sapateado, entre outras.

 “Hoje, o Grupo de Dança Primeiro Ato completa 40 anos de vida, tempo que Suely Machado dedicou inteiro à arte e ao outro. Consagrou-se, dia a dia, à direção e à coreografia dos muitos espetáculos do Primeiro Ato, à formação das centenas de alunos e alunas que por ali passaram. Gente que se mistura e almas que se entrelaçam, na delicada divisa entre a arte, ética, profissionalismo e ensino”, afirma Afonso Borges, em um texto publicado no dia 3 de março, em sua coluna no jornal O Globo.

Sempre um Papo 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Suely Machado

Dia 15 de março, terça, às 19h

Local: YouTube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Saiba mais sobre Suely Machado:

Além de bailarina e coreógrafa formada em Dança Moderna com trabalhos e formação no Brasil e exterior, Suely Machado é graduada em Psicologia com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade, pela PUC Minas. Já pela Escola de Belas Artes, da UFMG, fez curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança.

Suely Machado dirigiu e/ou produziu mais de 20 espetáculos do Grupo de Dança Primeiro Ato, como “Isso Aqui não é Gotham City” (1992), “O Cavaleiro de Copas”, (1994), “Beijo nos Olhos… na Alma…na Carne…” (1999), “Sem Lugar”, (2002), “Três Luas” (2015) e “Passagem e Terreiro” (2016).

Além disso, Suely atuou como jurada em diversos festivais de dança do Brasil, como o Festival Internacional de Dança de Joinville/SC, um dos maiores festivais de dança do mundo, no qual foi jurada entre 2006 e 2014 e em 2018. Durante 16 anos, presidiu a Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica (Unidança). Em 2016, Suely foi condecorada com a Comenda de Mérito Artístico pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Acompanhe Suely Machado em suas redes sociais: Instagram e Facebook

Acompanhe o Primeiro Ato em suas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook

Saiu na imprensa:

Os 40 anos do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Suely Machado (Afonso Borges e Humberto Werneck, O Globo)

Flitabira lança filme inspirado no espetáculo “Sem Lugar”, do Primeiro Ato (Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira)

Grupo Primeiro Ato reflete sobre a pandemia em depoimentos e performances (Bruno Mateus, O Tempo)

Primeiro Ato Lança Projeto “Novos Tempos, Novos Atos” (Joseane Santos, Culturaliza BH)

[fbcomments]