fbpx

Sérgio Abranches lança “O Intérprete de Borboletas” no Sempre Um Papo, com mediação de Itamar Vieira Junior e Afonso Borges

6 de junho de 2022

Sérgio Abranches (Foto: Divulgação)

O politólogo e escritor Sérgio Abranches participa do Sempre Um Papo para falar sobre seu mais novo romance, “O Intérprete de Borboletas” (Editora Record, 2022). A mediação do programa, além do jornalista Afonso Borges, conta também com o escritor Itamar Vieira Junior, um dos mais destacados autores brasileiros contemporâneos, autor do premiado romance “Torto Arado” (Editora Todavia, 2019). A conversa acontece de forma on-line – com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto -, no dia 21 de junho, terça-feira, às 19h.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, Cemig e Usiminas, com o apoio da Rede Mater Dei de Saúde, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O Intérprete de Borboletas

O novo romance de Sérgio Abranches trata de assuntos extremamente atuais: a polarização política e a divisão causada pela intolerância a diferentes valores e pontos de vista. O enredo é estruturado a partir de dois núcleos familiares: um deles formado por uma menina entrando na adolescência e tentando se encontrar; por sua a mãe, recém-convertida à religião, que tenta moldar a filha a seu novo comportamento; e o pai, mais compreensivo, que busca ajudar a filha e impedir rupturas definitivas na relação entre elas. O outro núcleo é composto por dois irmãos que passaram a se detestar por divergências políticas.

Neste contexto de turbulências, em que pessoas com ideias contrárias não conseguem dialogar, desponta um novo personagem: o Velho. Sua vivência da política começou nas ruas de Paris, em 1968, quando os protestos dos estudantes tiveram seu ápice. Ao voltar ao Brasil, aderiu à indignação geral contra a ditadura militar, razão pela qual foi preso, torturado e mantido em uma solitária por anos. Agora, quase como um guru, ele vive recolhido e isolado em um sítio, rodeado de árvores e borboletas. Com um discurso carregado de experiência, ele procura abrir um caminho pacífico entre os radicalismos e mostrar que é possível conviver com as diferenças. Acesse aqui o livro para compra no site da editora.

Sempre um Papo 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo com Sérgio Abranches

Dia 21 de junho, terça-feira, 19h

Local: Facebook e YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Saiba mais sobre Sérgio Abranches:

O sociólogo, cientista político e escritor Sérgio Abranches nasceu em Curvelo, em 1949. É graduado em Socialogia pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-doutor em Ciência Política na Universidade Cornell (EUA). Atuou como professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É autor de livros como “O pelo negro do medo” (Record, 2012), “Que mistério tem Clarice?” (Biblioteca Azul, 2015), “A era do imprevisto: A grande transição do século XXI” (Companhia das Letras, 2017) e “Presidencialismo de coalizão: Raízes e evolução do modelo político brasileiro” (Companhia das Letras, 2018), finalista do prêmio Jabuti na categoria Ensaio/humanidades.

Saiu na imprensa:

Terceiro romance de Sérgio Abranches fala do tempo presente, onde misturam-se relações partidas e emoções à flor da pele (Afonso Borges, O Globo)

Romance de Sérgio Abranches retrata radicalismos de nossos tempos (Rascunho)

Acompanhe Sérgio Abranches em seu site e nas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook

[fbcomments]