fbpx

#SempreUmPapoEmCasa recebe o escritor Vinícius Fernandes Cardoso, de Contagem

30 de setembro de 2020

O #SempreUmPapoEmCasa recebe o escritor Vinícius Fernandes Cardoso para falar sobre a sua trajetória e a produção literária de Contagem. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer no dia 7 de outubro, quarta-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Vinícius Fernandes Cardoso é autor das miscelâneas “Leituras e Andanças: ensaios, cartas, entrevistas e poemas” (2004), “A Alma dos Bairros” (2007), “Nômade: ensaios, resenhas, entrevista, depoimentos e versos” (2008) e “Arroubos e Rompantes: primeiros escritos” (2012). Fundou, em 2001, com outros sete criadores literários de Contagem/mMG, Vinícius fundou a Academia Contagense de Letras (ACL), que permaneceu ativa até 2005, onde exerceu dois mandatos como secretário-geral. Desde então, coleciona e divulga a literatura brasileira escrita por autores deste município mineiro, principalmente em jornal. Desde 2004, colabora com o Jornal Regional Contagem e, a partir de 2013, edita página inteira no referido veículo, onde já publicou autores conterrâneos e contemporâneos, assim como consagrados e universais. Neste periódico, publicou diversas séries literárias, tais como: “Betim lê Contagem”, “Fernando Januário in concert”, “Leituras e Andanças”, “Folhetim Volante”, “Contos Contagenses”, “Sociedade Massacrada”, “Yendis: personagem mitológico”, “O Careca”, “Decas”, entre outras. Continua atuando como editor literário de jornal, tornando-se referência aos autores da sua região. Desde os 17 anos, frequenta a vida literária da região metropolitana de Belo Horizonte, o que o subsidiou a escrever e defender a monografia “Vida literária na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre 1990-2010: abordagem sócio antropológica”, como requisito parcial à conclusão do bacharelado em Ciências Sociais, graduando-se Cientista Social pela UFMG em agosto de 2010.  Em 2014, inscreveu o poema “Luxúrias lascivas, lancinantes…”, de sua autoria, no 23º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, de Leopoldina-MG, com outros mais de 600 poemas vindos de todo país. Ficou entre os 10 classificados que deveriam defender o poema ao júri e público presente no auditório do CEFET daquela cidade mineira, em novembro de 2014. O poema recebeu o primeiro lugar e o autor a láurea de melhor intérprete. Vinícius mantém o blog Folhetim Volante, www.folhetiomvolante.blogspot.com, onde dá vasão à sua ensaística e escritos variados. Em 2018, aos 35 anos, publica Com o Coração na Boca: apanhado poético, beneciado pelo Fundo Municipal de Cultura de Contagem. Vinícius agora escreve um livro em prosa com perfis de artistas e personalidades de Contagem e RMBH, que está em vias de conclusão, um misto de perfil, crítica literária e ensaio.   Vinícius recentemente doou suas colaborações em jornal ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro. Nessas colaborações encontra-se muito da vida social e cultural não só de Contagem, mas do Brasil e mundo, desde quando começou a colaborar na imprensa (2004) até hoje.

#SempreUmPapoEmCasa com Vinícius Fernandes Cardoso

Dia 7 de outubro, quarta-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]