fbpx

#SempreUmPapoEmCasa recebe Karla Monteiro e Pagê

17 de setembro de 2020

o jornalista Pagê (Paulo Jerônimo de Sousa), presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a jornalista Karla Monteiro são os convidados de Afonso Borges para o debate e o lançamento do livro “Samuel Wainer – O Homem que Estava Lá” (Cia das Letras), escrito por Karla. Trata-se da biografia deste homem que revolucionou o jornalismo brasileiro e testemunhou eventos decisivos do Brasil no século XX. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto e o encontro vai acontecer no dia 24 de setembro, quinta-feira, às 20h. 

SempreUmPapoEmCasa, esta sequência de atividades é patrocinada pela Cemig, Itaú e Mater Dei, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.

“Samuel Wainer – O Homem que Estava Lá”

Samuel Wainer (1912-1980) foi dos maiores nomes da imprensa brasileira de todos os tempos. Fundador da cadeia de jornais Última Hora, transformou a indústria da notícia no país, em especial por meio da valorização profissional dos jornalistas, do design arrojado de suas publicações e de extrema sensibilidade às questões de um público antes não contemplado pelos noticiosos. Testemunha ativa de acontecimentos que moldaram o Brasil contemporâneo, Wainer despertava paixões e ódios na mesma medida. Professando a crença de que a imprensa deveria ter lado — no seu caso, o do trabalhismo –, enfrentou inimigos poderosos num contexto de extrema polarização ideológica, mas também foi amigo íntimo de presidentes, generais, ministros e empresários, relações das quais sempre soube tirar proveito. Com amparo em fontes diversas – muitas inéditas — e dezenas de entrevistas, Karla Monteiro procura equilibrar as ambivalências desse formidável personagem, e entrelaça a aventurosa e mundana biografia de Wainer às tramas secretas do poder entre a ditadura do Estado Novo e a alvorada da Nova República.

Karla Monteiro nasceu em Diamantina, Minas Gerais. Formou-se em jornalismo pela PUC-Minas, trabalhou nos jornais Estado de Minas, Folha de S.Paulo e O Globo e nas revistas Veja, TRIP/TPM, entre outras. É autora de “Karmatopia: uma Viagem à Índia” e coautora de “Sob Pressão: a Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro”.

Paulo Jeronimo de Sousa, o Pagê, natural de Mococa, interior de São Paulo, tem 81 anos e é um profissional singular (ou plural…): ele reúne numa só pessoa múltiplos profissionais de comunicação. Ao longo de suas várias décadas de carreira, pontificou, sempre com talento e proficiência, em numerosas vertentes do vasto universo da mídia. É um típico jornalista de redação: já foi repórter, copy-desk, colunista e editor, tendo atuado em Economia, Cidade, Internacional e Política, em newsletters e em jornais como os “Diários Associados” e “O Globo”. Em novembro de 1964, recém-chegado ao Rio, publicou sua primeira matéria na imprensa carioca, no Correio da Manhã, que estampou a manchete “FAB metralha helicóptero da Marinha”. Todo o texto foi publicado na 1ª página. O Presidente na época, Castelo Branco, demitiu no mesmo dia o ministro da Aeronáutica, que se tornou o único ministro militar derrubado pela imprensa durante os 21 anos da ditadura. Além de jornal, fez revista e televisão. Mas, ao mesmo tempo, é um dos mais experientes assessores de imprensa do País: para mencionar apenas algumas de suas atividades nesta seara, foi assessor de comunicação nos Ministérios do Interior e de  Minas e Energia, no Banerj, no BNH (na gestão que, nos anos 60, lançou, pela primeira vez no Brasil, o financiamento público e de longo prazo para habitação popular), na Prefeitura do Rio de Janeiro, no Governo do Estado do Rio por três vezes e no BNDES.

Foi diretor de Assistência Social da ABI – Associação Brasileira de Imprensa – de 2005 a 2010 e conselheiro de 2004 a 2013. Em 2015, foi eleito Vice-Presidente da ABI na chapa Vladimir Herzog, liderada por Domingos Meirelles. Em 2016, foi reeleito pela mesma chapa, junto com Domingos Meirelles, para o mandato até 2019. Em junho de 2019 foi eleito presidente ABI – Associação Brasileira de Imprensa, cargo que ocupará até 2022.

#SempreUmPapoEmCasa com Karla Monteiro e Pagê

Dia 24 de setembro, quinta-feira, às 20h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]