fbpx

#SempreUmPapoEmCasa recebe Fernanda de Oliveira (Fê Liz) e Ivone Gomes de Assis

17 de setembro de 2020

As escritoras Fernanda de Oliveira (Fê Liz) e Ivone Gomes de Assis, de Uberlândia, são as convidadas do Sempre Um Papo para falarem sobre seus livros e suas trajetórias, bem como a produção literária em Uberlândia. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Fernanda de Oliveira ama livros, música e crianças desde que era uma. Escreveu seu primeiro livro quando tinha 8 anos de idade e não parou mais. Hoje, é autora de mais de 30 livros infanto-juvenis. Também é conhecida por Fê Liz, devido ao seu canal no Youtube, o “Canal da Fê Liz”. Nele ela canta, conta, incentiva a leitura e traz conhecimentos sobre a literatura infantil. Nasceu em Brasília e formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi apresentadora de programas infantis literários na TV, canta e produz peças de teatro e CDs para crianças, é letrista de músicas infantis e musicais. É curadora de festivais e feiras de livros e recebe o título de embaixadora do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá. Sempre faz apresentações em inúmeras cidades do Brasil, em feiras nacionais e internacionais: The London Book Fair, Bologna Children Bookfair e Frankfurt Buchmesse. Já se apresentou em eventos literários/musicais em cidades da Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Suíça e Dinamarca e em várias embaixadas. Atualmente, mora parte do ano no Brasil e parte do ano na Europa, Barcelona(Espanha). Dedica sua vida ao sorriso das meninas, meninos, jovens e tudo que fomenta a formação de caráter, cultura e cidadania. Seu 

O livro “Ego Sum” (Editora Paulus) é mais novo lançamento de Fernanda de Oliveira. “Ego Sum” é um menino comum como muitos outros meninos da sua idade. Porém, num dia como outro qualquer, a vida de Ego Sum começa a mudar por causa de um presente inusitada que ele recebe. As mudanças vão chamar a atenção das pessoas a sua volta e causar certo espanto. Escolhas têm consequências e Ego Sum terá que assumir as suas. Um livro que nos leva a refletir sobre talento, ego e personalidade, tendo suas duas versões de português e inglês em suas 64 páginas, delicadamente ilustradas por Veruschka Guerra e traduzidas por Alexandre da Silva Carvalho. 

Ivone Gomes de Assis, escritora brasileira goiana, residente em Minas Gerais desde 1989, tendo recebido o título Cidadã Honorária de Uberlândia, em maio de 2015. É editora, designer gráfico, fotógrafa de produtos, gestora cultural e cerimonialista. Na Rádio Universitária FM 107,5 faz o quadro “Ponto de Leitura”, desde 2016. É autora da coluna “Literato”, no jornal de grande circulação “Diário de Uberlândia”, bem como no extinto Jornal Correio de Uberlândia. Recebeu o prêmio “Mulheres Destaque 2014”, área Cultura, promovido pelo Clube Soroptimista Internacional de Uberlândia. É editora desde 2001, sendo CEO da Assis Editora desde 2008. Designer gráfico desde 1994, atuou como Professora de Computação Gráfica por 15 anos. Na academia, é Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora de “Guerra em surdina”, de Boris Schnaidermann (bolsista Capes/Fapemig). Especialista em Literatura Infantil. Graduada em Letras, com pesquisa em crônicas, foi a primeira pesquisadora das crônicas de Carlos Heitor Cony. É autora dos livros: “O menino inventor” (2018); “O povo do pé vermelho” (em co-autoria com Gilberto Maciel) (2017), sendo esta uma biografia social do bairro Patrimônio de Uberlândia; “Literato: crônicas reunidas I”; “Minutos de leitura”; “O medo do escuro” (2011. Esta obra foi adotada em diversas escolas, em diferentes estados e cidades); “Contornos biográficos: Juarez Altafin” (biografia sobre o primeiro reitor da Universidade Federal de Uberlândia); “Contos sertanejos” (Adotada no Flic 2017); “Bonezinho Vermelho e a Internet no Século XXI” (Português/Inglês). Organizou diversos livros, incluindo  “A rua e sua inquietude: memórias e liberdade” (2018); “Recital Poético Musical: Juarez Altafin”; “Veredas Literárias”; e 

“Movimento Lírico”. Coordenadora do Sarau Gotas Poéticas, com 8 anos de existência/evento temático mensal, aberto à comunidade, sem fins lucrativos e sem subsídios do governo. Coordenadora da Revista Letrilha, produto com foco na literatura e cultura, é lida em diversos países. Coordenadora e Organizadora de vários concursos/projetos literários nacionais e internacionais. 

Conselheira editorial. Membro do Grupo de Pesquisa LEJ (CNPQ/UFU). Membro da Comissão Avaliadora do Concurso “Flor do Ipê”, da UFG (Universidade Federal de Goiás – Catalão). Performer da Boneca Emília. Gestora Cultural com mais de dez projetos gestados pela lei do incentivo, dentre eles: (“O medo do escuro” e “Camarinhas de poesia”, ambos de autoria própria). Promotora de vários eventos culturais como saraus e contações de histórias.

TV: Apresentadora/Produtora do programa “Espaço Editorial”, da extinta TV Colunas (Canal WEB da Fundação FMMS).

#SempreUmPapoEmCasa com Fernanda de Oliveira (Fê Liz)  e Ivone Gomes de Assis

Dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]