fbpx

O poeta Eucanaã Ferraz e outras literaturas no #SempreUmPapoEmCasa

14 de dezembro de 2020

Afonso Borges recebe ao escritor Eucanaã Ferraz para uma conversa sobre o tema “Poesia, Clarice e Outras Literaturas” e sobre o seu mais recente livro, “Retratos Com Erro” (Companhia das Letras). Na pauta também o site lançado pelo Instituto Moreira Salles sobre a obra de Clarice: https://claricelispector.ims.com.br/

Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 18h.

Eucanaã Ferraz

Poeta, publicou entre outros, Desassombro (2002, Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional), Cinemateca (2008, Prêmio Jabuti), Sentimental (2012, Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro de Poesia). Seus livros de poemas publicados até 2016, oito ao todo, foram publicados naquele ano em um único volume pela casa da Moeda/Imprensa Nacional de Lisboa. Em 2019, publicou Retratos com erro, no Brasil e em Portugal, simultaneamente. Ainda em Portugal, lançou, em 2020, a antologia O pavão do quarto andar e outros poemas portugueses. Também escreve poesia para criança, com destaque para Palhaço, macaco, passarinho (2010, Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor Livro para a Criança) e Cada coisa (2016, Prêmio de Melhor Livro de Poesia e de Melhor Projeto editorial pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Em 2017, Em cima daquela serra foi escolhido, juntamente com Isto ou aquilo, de Cecília Meireles, pelo Itaú Social para o programa “Leia para uma criança”.

Organizou, entre outros, dois livros de Caetano Veloso, Letra só (2003) e O mundo não é chato (2005); de Vinicius de Moraes, organizou vários livros, como o volume Música, poesia, prosa teatro (2017), obra compilada em dois volumes, e a coletânea Todo Amor (2017). Seu mais recente trabalho foi a organização de Coral e outros poemas, antologia de Sophia de Mello Breyner Andresen (2018). Também é professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como consultor de literatura do Instituto Moreira Salles.

O evento integra as atividades do #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig, Itaú e Mater Dei, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.

#SempreUmPapoEmCasa com Eucanaã Ferraz

Dia 16 de dezembro, quarta -feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]