fbpx

#SempreUmPapoEmCasa com Rubinho do Vale e Rafael Avelino

9 de setembro de 2020

O cantor e compositor Rubinho do Vale e o escritor e organizador do projeto “Tertúlia dos Vales”, Rafael Avelino, são os convidados do Sempre Um Papo para falaram sobre os seus trabalhos e a relação de ambos com Teófilo Otoni e a região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e vai acontecer no dia 15 de setembro, terça-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Rubinho do Vale é cantor e compositor, mineiro do vale do Jequitinhonha. Gravou 20 discos ao longo de 38 anos de carreira, sendo oito CD dedicados às crianças. Gravou  o primeiro DVD ao vivo em 2016, no Sesc Palladium em Belo Horizonte. Nos últimos anos, tem dedicado ao seu show com banda composta por nove músicos, realizando uma cantoria mineira, bem brasileira, que passeia pela diversidade musical do Brasil com foco na cultura popular. A música de Rubinho é inspirada, principalmente, na rica cultura de sua região o vale do Jequitinhonha, mas o artista canta as várias Minas, do sertão e da cidade. Além dos shows para  as crianças,  Rubinho faz uma oficina para educadores, a Cantoria Pedagógica. Sua música é hoje uma importante parceira da educação, sendo utilizadas por professores da primeira infância e ensino fundamental. Suas canções contribuem para a formação educacional, cultural e intelectual de diversas gerações. 

Rafael Avelino, nasceu em Teófilo Otoni (MG), no vale do Mucuri. É graduado em Ciências Econômicas pela UFVJM e mestre na mesma instituição em Gestão e Sociedade, escreve textos sobre política, cultura e outros temas em blogs, desde 2011. Atua em instituições de educação e negócios para microempreendedores. A partir de participação de projetos de extensão da UFVJM e de ações sociais promoveu eventos de cunho cultural que gerou encontros que estão reunidos no projeto Tertúlia dos Vales (Ed. Albatroz 2018). Trata-se da primeira obra coletiva de poesias organizada por Rafael Avelino e que apresenta sete escritores – Marina Cangussu, Isis Caldeira Prates, Vanessa Juliana, Cris Sabino, Sabiá Coitelinho, Vinícios Figueiredo, Luiz Bugarelli. O livro reúne cerca de 70 poemas divididos em capítulos de cada autor. Por mais distintos que pareçam ser os temas, eles possuem singularidades; a visão de mundo a partir de uma determinada região, os vales do Mucuri e Jequitinhonha de Minas Gerais. A poesia contida na obra, além de tematicamente diversificada, passeia por trilhas pouco percorridas, lançando uma visão regionalizada sobre questões relacionadas ao amor, ao autoconhecimento, a política, as lutas cotidianas, a beleza da simplicidade. O projeto deste livro surgiu com uma proposta de incentivar a produção literária e cultural da região tantas vezes estigmatizada por estereótipos de pobreza e tantos outros. Tais estigmas escondem uma verdadeira riqueza de produção cultural de um povo resistente a condições impostas por ser uma região muitas vezes esquecida e que encontrou maneiras criativas de sobreviver e reproduzir seu modo de encantar o mundo.

#SempreUmPapoEmCasa com Rubinho do Vale e Rafael Avelino

Dia 15 de setembro, terça-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]