fbpx

#SempreUmPapoEmCasa com Altamir Barros e Humberto Werneck

30 de setembro de 2020

O jornalista Humberto Werneck e o cronista Altamir Barros, idealizador do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira, obra projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1998, são os convidados de Afonso Borges para falarem sobre a “Poesia de Drummond e Itabira”. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado por Afonso Borges e vai acontecer no dia 13 de outubro, terça-feira, às 18h.

O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Altamir Barros é mineiro de Itabira, graduou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia Kennedy em dezembro de 1982. É engenheiro, urbanista, consultor, cronista e artista plástico. 

Coautor, junto com o jornalista Robinson Damasceno dos Reis, de dois livros de fotografias do final do séc. XIX e início do séc. XX, da cidade de Itabira do Mato Dentro (No Tempo do Mato Dentro – 1987, Fundação João Pinheiro; e Retratos de Parede – 2012, Editora Autêntica), que apresentam o resultado do restauro fotográfico com 350 negativos de vidro do fotógrafo Brás Martins da Costa (1866-1937), além do poema “Imagem Terra Memória”, feito exclusivamente para o livro, pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Foi idealizador do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira, obra projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1998.  Conheceu o poeta pessoalmente. Participou da equipe de criação do jornal ” O Cometa Itabirano” em 1979.

Humberto Werneck nasceu em Belo Horizonte em 1945, é jornalista e escritor. Começou no jornalismo no Suplemento Literário do Minas Gerais. Mora em São Paulo desde 1970, onde já trabalhou no Jornal da Tarde, Veja, Jornal da República, Isto É, Jornal do Brasil e Elle. É cronista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de “O pai dos burros” e “O santo sujo: a vida de Jayme Ovalle”, entre outros livros.

#SempreUmPapoEmCasa com Altamir Barros e Humberto Werneck

Dia 13 de outubro, terça-feira, às 18h, no canais web do Sempre Um Papo: Youtube, no Facebook e Instagram

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]