fbpx

Sempre Um Papo traz a parceria de Thais Guimarães e Silvana Menezes na literatura infantil

28 de setembro de 2023

O Sempre Um Papo recebe a poeta Thais Guimarães e a ilustradora Silvana Menezes para conversar a respeito dessa parceria que integra o mundo da literatura infantil. A conversa, que terá mediação da jornalista Jozane Faleiro, será transmitida no dia 20/10, sexta-feira, a partir das 19h no canal do YouTube do Sempre Um Papo.

Em 1988, Thais ganhou um Prêmio Jabuti por seu livro infantil “Bom dia, Ana Maria”. Trinta e três anos depois, em 2021, ela voltou à cena da literatura infantil com a obra “Senhor Relógio”: uma narrativa em versos que fala sobre a passagem do tempo por meio das reflexões de um curioso personagem, um antigo relógio de parede. O livro ganhou editais em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e foi selecionado no PNLD/2023 – o maior programa federal para aquisição de livros. 

Agora, Thais Guimarães traz para os pequenos leitores o livro “Um pássaro para sonhar”, uma história poética, escrita em versos, com uma linguagem musical e de grande apelo comunicativo para crianças a partir de 2 anos. A narrativa se desenvolve em torno de um pássaro criado pela imaginação – uma temática que oferece possibilidades para explorar a fantasia por meio de sonoridades e cores. Com delicadeza, é mostrado o desejo do pássaro de encontrar o amor, formar família e ter coragem para viver, construir e escrever a sua própria trajetória, incentivando os pequenos leitores para que façam também seus voos criativos e inventem seus próprios pássaros. 

Tanto a obra “Senhor Relógio” quanto “Um pássaro para sonhar” contam com ilustrações luminosas de Silvana de Menezes. Segundo Thais, essa é uma parceria que deu muito certo, pois ambas as artistas acreditam na potência do imaginário que move e transforma a realidade – e, sobretudo, acreditam na infância, um lugar que existe dentro de todo ser humano e que deve ser favorecido e resguardado, independentemente da idade.  

Thais Guimarães nasceu em Fortaleza e mora em Belo Horizonte. Graduou-se em Letras pela UFMG, onde também cursou pós-graduação em Ciência da Informação. Em 1988, seu livro “Bom Dia, Ana Maria” foi ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial Infantojuvenil. Em 2021, lançou o infantil “Senhor Relógio”, livro selecionado em vários editais nacionais. Seu lançamento mais recente é “Um pássaro para sonhar”, também infantil. Ambos os livros infantis foram ilustrados por Silvana de Menezes.

Silvana de Menezes é natural de Belo Horizonte, onde graduou-se em Belas Artes na UFMG e habilitou-se em Cinema de Animação. É uma multiartista que domina várias técnicas com forte criatividade e se dedica, prioritariamente, à literatura infantojuvenil, onde atua como escritora e ilustradora. Recebeu em 2008 o prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Juvenil e em 2009 foi finalista do mesmo prêmio na categoria Melhor Paradidático. Possui mais de 40 títulos publicados, três deles traduzidos, no México, na Coreia do Sul e na China. A artista gosta muito de fazer livros com animais e com a natureza, por considerar importante colocar os animais na existência humana.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Thais Guimarães e Silvana de Menezes
Dia 20 de outubro, sexta-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]