18 de abril de 2023
Afonso Cruz é o convidado do Sempre Um Papo no dia 4/05, quinta-feira (Foto: arquivo pessoal)
O escritor português Afonso Cruz participa do Sempre Um Papo para autografar e falar sobre seu livro “Para onde vão os guarda-chuvas” (Dublinense), em conversa mediada pelo jornalista Afonso Borges. O evento acontece no dia 4 de maio, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em BH. A entrada é gratuita.
O “Sempre Um Papo” é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, com o apoio Editora Dublinense e da Feira do Livro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
“Para onde vão os guarda-chuvas”
Publicado originalmente em 2013, o livro “Para onde vão os guarda-chuvas” acaba de receber nova edição pela Editora Dublinense. A obra foi vencedora do Prêmio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores – de Melhor Livro de Ficção, no ano de seu lançamento.
Nela, Afonso Cruz narra uma história que se passa no Oriente e tem vários personagens fascinantes: o pragmático dono de uma fábrica de tapetes, sua esposa herege, uma mulher que sonha em se casar, um hindu que deseja ser o seu marido, um poeta mudo, uma criança perdida e outra encontrada. Cada um deles carrega características notáveis ? uma marca dos romances de Afonso Cruz ? e suas trajetórias nos falam sobre amor, perda, solidão e religiosidade. O livro apresenta uma narrativa tocante e inventiva que ultrapassa as diferenças entre Oriente e Ocidente para mostrar como, onde quer que estejamos, nunca estamos absolutamente sós. Compre aqui o livro no site da editora.
Além de escritor, Afonso Cruz é ilustrador, músico e cineasta. Ele nasceu em 1971, na cidade de Figueira da Foz, em Portugal. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas de Madeira. É autor de mais de 30 livros, entre romances, teatro, não ficção, ensaios, álbuns ilustrados, novelas e ainda uma enciclopédia inventada, com sete volumes.
Afonso Cruz recebeu importantes prêmios, como o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2009, pela obra “Enciclopédia da Estória Universal” e o Prêmio da União Europeia de Literatura, em 2012, pelo livro “A Boneca De Kokoschka”. Acompanhe o autor em suas redes sociais: Instagram e Facebook.
Sempre um Papo – 37 anos
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O Sempre Um Papo já promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O “Sempre Um Papo” é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, e Usiminas, com o apoio da Feira do Livro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Afonso Cruz
Dia 4 de maio, quinta-feira, às 19h30
Local: Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367