19 de setembro de 2023
O Sempre Um Papo recebe o escritor barbacenense Evandro Aléssio para conversar sobre seu livro “A Menina e o Trem”. O bate-papo acontece de forma on-line no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19h, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O programa será transmitido no YouTube do Sempre Um Papo.
O enredo da obra se passa no interior de Minas Gerais, entre os anos de 1975 e 1979. Júlia, a filha de um abastado fazendeiro, começa a namorar um jovem camponês. Então, uma gravidez inesperada faz com que seu pai tome uma decisão totalmente desproporcional. A história da protagonista se assemelha a inúmeras outras que o autor anotou durante um projeto de entrevistas, realizadas por ele, no ano de 2008, cujo alvo foi a comunidade ligada à Psiquiatria de Barbacena. Ex-pacientes, médicos, enfermeiros e funcionários da época em que o livro se passa foram, portanto, as principais fontes para sua escrita. Diversos personagens, inspirados em casos ocorridos tanto no Hospital Colônia quanto aqueles que tiveram como palco os cerca de quinze manicômios que já funcionaram na cidade de Barbacena, se misturam numa trama, envolta de suspense, ação e mistério. O livro “A Menina e o Trem” demorou 16 anos para ser finalizado e exigiu mais de 10 mil horas de dedicação do escritor.
O escritor mineiro Evandro Aléssio ocupa a cadeira de número 31 da Academia Barbacenense de Letras. Estudou, sob o regime de internato, em um conceituado seminário católico, um lindo castelo conhecido como Borda do Campo, lugar que serviu como cenário para seu primeiro romance: PIN. E.A. é também autor das seguintes obras: Inteligência Alimentar, A Energia do Silêncio e O poeta de Gastropinelândia. “A menina e o trem” é seu segundo romance e tem como cenário principal o maior manicômio que já existiu no Brasil, o Hospital Colônia de Barbacena.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Evandro Aléssio
Dia 21 de setembro, quinta-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br