fbpx

Sempre Um Papo recebe Marcia Tiburi

14 de julho de 2021

A convidada do Sempre Um Papo do dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h, é a escritora Marcia Tiburi. Durante o bate-papo que será mediado pelo jornalista Afonso Borges, ela falará sobre seu último livro, “Complexo De Vira-Lata: Análise Da Humilhação Brasileira” (Civilização Brasileira). Essa será uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão ao vivo pelo YouTube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. A live contará com tradução simultânea em Libras.

O Sempre Um Papo, que completa 35 anos em 2021, é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Complexo De Vira-Lata: Análise Da Humilhação Brasileira (Civilização Brasileira)

Publicado em maio de 2021, o livro trata do sentimento de humilhação herdado do período colonial e interiorizado pelos brasileiros em nível social e político. A obra parte do princípio de que a humilhação é uma práxis, ou seja, uma ação que é, simultaneamente, uma produção mental, teórica, linguística, emocional e afetiva. O termo “complexo de vira-lata” diz respeito justamente a esta ideia de inferioridade presente entre os brasileiros.

Nesse sentido, a autora busca fazer uma análise da humilhação, que, segundo ela, é a base da guerra de classes, e explica a submissão e obediência da população diante das injustiças. Para isso, Tiburi faz uso de conhecimentos da psicanálise, história, literatura e filosofia, e de uma linguagem acessível que visa estimular o pensamento crítico.

Marcia Tiburi é gaúcha do município de Vacaria, onde nasceu em 1970. Além de escritora, é artista plástica, filósofa e professora universitária. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela é autora de importantes obras para o pensamento crítico contemporâneo, a exemplo de “Como Conversar Com Um Fascista” (Record), de 2015; “Feminismo Em Comum: Para Todas, Todes E Todos” (Rosa dos Tempos), de 2018; e “Delírio Do Poder: Psicopoder E Loucura Coletiva Na Era Da Desinformação“ (Record), de 2019.

#SempreUmPapoEmCasa com Marcia Tiburi

Dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]