fbpx

Sempre Um Papo recebe Gustavo Nolasco, natural de Mariana

25 de maio de 2022

Gustavo Nolasco (Foto: NITRO)

O Sempre Um Papo, com o patrocínio da Gerdau, dá continuidade à série de conversas com autores nascidos em cidades do interior de Minas Gerais, recebendo nesta sexta, dia 27 de maio, o escritor Gustavo Nolasco. O bate-papo, que tem como tema “Histórias Visuais”, será mediado pela jornalista Jozane Faleiro e transmitido ao vivo, às 19h, pelo YouTube e Facebook do projeto. A conversa contará com tradução simultânea em  Libras. 

Gustavo Nolasco é escritor, roteirista e jornalista nascido em Mariana. Sócio da produtora de conteúdo NITRO Histórias Visuais, ele vai falar no bate-papo sobre como fazer uso de diversas mídias e narrativas para contar histórias, da literatura ao audiovisual.

Membro da Academia Marianense de Letras, Gustavo tem seis livros publicados em coautoria: “Os Chicos” (coautoria de Leo Drumond, 2011), vencedor do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Fotografia; “Nossa sala de troféus” (2016), “Jardins da Arara de Lear (2017); “Projeto Harpia 20 anos” (2018); “O Time do Povo Mineiro”(2021) e “Toda história tem endereço: Formiga” (2021). Além disso, ele é cronista do Jornal Estado de Minas, onde assina a coluna “Da Arquibancada”.

Durante o bate-papo, Gustavo falará também sobre seu trabalho nas Artes Integradas. Ele é um dos autores do “Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio”, que, em 10 anos de existência, documentou a história de aproximadamente 3.800 pessoas, ao longo de cinco estados brasileiros. O projeto foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação contemporânea de Educação Patrimonial e foi finalista do Prêmio Rodrigo Melo Franco, também do Iphan, em 2019.

No audiovisual, Nolasco foi codiretor e roteirista de sete curtas-metragens: “Em busca da história do Cruzeiro” (2021), vencedor do Festival Cinefoot 2021; “Azul Escuro” (2018), vencedor do Festival Cinefoot 2019; “Eterno: Um capítulo incontestável” (2017), finalista do Sport Movies International Fest Festival 2019 (FICTS); “Você me deixou perder a hora” (2015), exibido no Festival Internacional Paraty em Foco 2015; “Barriga no balcão” (2014); “Impóriu dos Malas” (2013), exibido no Festival de Fotografia de Tiradentes 2013, e “Os Chicos” (2011), selecionado para o Festival Vale Curtas 2014.

Sempre um Papo 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Gustavo Nolasco

Dia 27 de maio, sexta, às 19h

Local: Facebook e YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]