fbpx

Sempre Um Papo recebe Flávia Oliveira

14 de junho de 2021

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo, no dia 16 de junho, quarta-feira, às 21h, a jornalista Flávia Oliveira para falar com Afonso Borges sobre o tema “No luto há luta”. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com intérprete de libras, acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Afonso Borges fez o convite à Flávia Oliveira a partir do texto “No luto há luta” escrito pela jornalista e publicado no jornal O Globo no dia 11 de junho, onde Oliveira aborda sobre o assassinato de Kathlen Romeu e outras sete grávidas que foram abatidas a tiros no Rio de Janeiro em cinco anos. A repórter chorou ao fazer a cobertura ao vivo do acontecido na GloboNews, ação que gerou muita repercussão nas redes sociais. “Não quero ser a comentarista que chora e se desespera e brada contra a necropolítica de segurança nossa de cada dia. […] Sou filha da mãe negra, como a jovem gestante cuja vida foi interrompida no quarto mês de gestação. Como Jaqueline Lopes, sou mãe da filha negra nascida em 1996. Como dona Sayonara de Oliveira, sou avó de uma criança negra. Cresci num conjunto habitacional do subúrbio, conheço o medo da violência cometida por criminosos e policiais”.

De acordo com ela, os indicadores brasileiros de segurança pública estão críticos devido à elevada violação do direito à vida, principalmente de pessoas negras, as maiores vítimas de letalidade violenta. “Tem pele preta ou parda a maioria das vítimas de letalidade violenta, mortes por intervenção de agentes do Estado, feminicídio. A sociedade que se emocionou com os protestos contra o assassinato do negro George Floyd, nos EUA, tem o dever de se indignar e exigir mudanças aqui, porque asfixiados também estamos nós”.

Flávia Oliveira nasceu no Rio de Janeiro. É técnica em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) e formou-se em jornalismo no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua carreira em 1992, como repórter do Jornal do Commercio. Depois, foi para o jornal O Globo, onde trabalhou como repórter de economia de 1994 a 2000, como editora de suplementos especiais de 2001 a 2005 e passou a produzir a coluna Negócios & Cia a partir de agosto de 2006. Desde 2009, é uma das comentaristas fixas do programa Estúdio i, do canal por assinatura GloboNews, onde comenta sobre economia. Em abril de 2011, passou a ser também comentarista de finanças pessoais e economia doméstica nos programas Bom Dia Rio e RJTV, da Globo Rio. É colunista do jornal O Globo, comentarista do programa Em Pauta e Jornal das Dez desde junho de 2020, e da Rádio CBN. Recebeu diversos prêmios, entre os quais o Prêmio Esso de Jornalismo (2201), na categoria Melhor Contribuição à Imprensa, por uma série de reportagens chamada Retratos do Rio.

#SempreUmPapoEmCasa com Flavia Oliveira

Dia 16 de junho, quarta-feira, às 21h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]