Foto: Nina Pacheco
O Sempre Um Papo recebe o artista e poeta Fernando Pacheco, no dia 10 de março, sexta-feira, às 19h, para falar sobre sua carreira artística e literária, em especial seu livro mais recente “Fernando Pacheco – Circuito Atelier” (Caravana Editorial). No encontro, ele também conta sobre o filme “Fernando Pacheco – Atelier em Movimento”, um documentário longa metragem, com direção de Fernando Batista, da Noir Filmes e trilha sonora do músico Alexandre Lopes, com lançamento previsto para 29 de março, no Cine Santa Tereza. A conversa, do dia 10 de março, terá mediação da jornalista Jozane Faleiro e vai ao ar pelo canal do YouTube do projeto, com acesso gratuito e tradução em Libras.
POEMAS DE ATELIER, DE FERNANDO PACHECO
“Fernando Pacheco-Poemas de Atelier”, livro editado pela Caravana, tem apresentação de Olavo Romano, prefácio de Tonico Mercador e fragmento de têxto/ensaio de Bartolomeu Campos de Queirós. O livroque possui 80 páginas, 34 poemas, cada um deles com 1 lustração do próprio autor, foi lançado em dezembro de 2020.
Ao longo de mais de 50 anos de trajetória entre cavaletes, tintas e pincéis, o artista plástico Fernando Pacheco produziu muito, reconhecido no Brasil e no exterior por sua qualidade, elegância do traço e amabilidade no trato com o público. Durante esta jornada coroada por êxitos, os versos de “Fernando Pacheco-Poemas de Atelier” podem gerar nos menos atentos, o questionamento: afinal, Pacheco é pintor ou poeta? No que podemos afirmar sem medo: Poemas de Atelier nos dão a certeza de que ele é, de fato, um artista completo.
Para adquirir o livro, acesse:
Sobre o autor
Fernando Pacheco nasceu em São João Del Rei, em 1949. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Sua trajetória passa pelos principais museus do país, realizando 60 mostras individuais, entre outros espaços, na Academia Brasileira de Letras. Pacheco tem 5 livros publicados sobre sua obra e painéis em espaços públicos, como na Imprensa Oficial de Minas Gerais e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Fora do país, expôs em museus e galerias na Argentina, Chile, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Nova Zelândia, Taiwan, China e Japão.
Fernando Pacheco, artista que sempre teve ligação muito forte com a literatura. Há dois livros sobre sua obra, escritos por Vera Casa Nova e Jacob Klintowitz, contendo têxtos de Márcio Sampaio, José Eduardo Gonçalves e Carlos Heitor Cony, entre outros. A amizade de Pacheco com Cony, o levou, a convite do escritor, à expor individualmente na ABL – A cademia Brasileira de Letras.
Fernando Pacheco titula seus quadros que, de certa forma, os associa à literatura poética. O artista também colaborou com ilustrações de capas e miolos em diversas publicações literárias, no Brasil e no exterior. Fernando Pacheco tem três livros autorais: “Circuito Atelier/Depoimento”; “33,333-Conexões Bilaterais” e, por último, “Fernando Pacheco – Circuito Atelier”.
0 FILME
“Fernando Pacheco – Atelier em Movimento”, é um documentário longa metragem, com direção de Fernando Batista, da Noir Filmes e trilha sonora do grande músico Alexandre Lopes. Trata do processe criativo de Fernando Pacheco, em seus diversos ateliers por esse mundo afora, principalmente em países da Ásia e Oceania, mas sempre retornando ao seu “quital”, atelier na Pampulha. O documentário conta com locações diversas, internas e externas, incluindo diferentes cidades, importantes para a formação do artista.
O filme apresenta depoimentos de diversas personalidades do meio artístico/cultural/intelectual/literário, tais como: Márcio Borges, Bartolomeu Campos de Queirós, Murilo Antunes, Olivio Tavares de Araújo, Carlos Bracher, Décio Noviello, Miguel Gontijo, José Eduardo Gonçalves, Tonico Mercador, e a escritora e editora do jornal de Saquarema, Dulce Tupy. A estréia está marcada para o dia 29 de março, no tradicional Cine Santa Tereza em Belo Horizonte.
O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, Cemig e Usiminas, com o apoio da Rede Mater Dei de Saúde, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Fernando Pacheco
Dia 10 de março, sexta-feira, 19h
Evento on-line com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367