fbpx

Sempre Um Papo Itabira recebe Marçal Aquino para falar sobre seu livro de contos “Faroestes”

23 de junho de 2022

Marçal Aquino é o convidado do Sempre Um Papo Itabira no dia 19 de julho

(Foto: Renato Parada)

O jornalista e escritor Marçal Aquino participa do Sempre Um Papo Itabira para falar a respeito do seu livro de contos “Faroestes”, que acaba de receber nova edição pela Companhia das Letras. A conversa ocorre de forma on-line, com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto, no dia 19 de julho, terça-feira, às 19h, sob a mediação do jornalista Afonso Borges.

O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Contos curtos e sombrios

Publicado pela primeira vez em 2001, “Faroestes” reúne contos que pautam a criminalidade e a violência. As histórias apresentam situações duras e infelizmente comuns na sociedade brasileira, acostumada com as brutalidades narradas nos cadernos de polícia dos jornais. Os contos apresentam situações como a desumana atuação da polícia na periferia, o contrato de espancadores para dar uma lição em alguma pessoa, a corrupção e o suborno, a denúncia de um crime no noticiário da televisão.

Nas palavras de Ana Paula Maia, que escreveu a orelha do livro, “Faroestes” “(…) é uma reunião de contos curtos e sombrios. Tudo é real. Durante a leitura, os sentidos se tornam mais apurados, o gosto de sangue na boca embrulha o estômago, o cheiro dos corpos mortos impregna os parágrafos e a sensação angustiante de medo e o peso das decepções embalam os personagens”. Compre aqui o livro no site da editora.

Sobre o autor

Marçal Aquino, nascido em Amparo, no interior paulista, em 1958, é um importante nome da literatura brasileira contemporânea. Ele é autor de livros de contos como “Miss Danúbio” (1994) e “O amor e outros objetos pontiagudos” (1999) -; de romances como ”O invasor” (2002), “Cabeça a prêmio” (2003) e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” (2005) – os três adaptados para o cinema -; além de títulos infantojuvenis.

Marçal trabalha também como roteirista, tendo roteirizado, além de seus próprios livros, obras de escritores como Lourenço Mutarelli. Além disso, escreveu, ao lado do romancista Fernando Bonassi, a série Força Tarefa, da Rede Globo.

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Marçal Aquino

Dia 19 de julho, terça-feira, às 19h

Local: YouTube e Facebook do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]