fbpx

Semeando arte

29 de novembro de 2021

Por Laura Rossetti (*)

No sábado, 27 de novembro, o Sempre Um Papo realizou uma edição especial transmitida ao vivo, às 20h, diretamente do Ateliê Casa Bracher, em Ouro Preto. Sob a mediação de Afonso Borges, Carlos e Fani Bracher conversaram sobre “arte e amor”, abordando também a cultura presente na cidade de Ouro Preto, a presença da poesia no cotidiano, além da trajetória individual deles como artistas.

Fani Bracher nasceu em Coronel Pacheco e começou a se envolver com a arte quando jovem, depois de se graduar em Jornalismo; enquanto Carlos Bracher é de Juiz de Fora e cresceu em uma família de artistas. Os dois se casaram em 1968 e viajaram para a Europa, onde moraram por dois anos. Ambos estudaram arte em cidades como Lisboa, São Petersburgo e Moscou.

Mesmo tendo conhecido diversos países e morado em grandes centros urbanos, Fani e Carlos Bracher optaram por permanecer em Ouro Preto porque se sentem atraídos pela arte, beleza e história da cidade. “Esta é uma cidade que tem um poesia tremenda. Ela tem um segredo, ela mostra e não mostra. Existe um enigma nesta cidade. Basta ver que aqui foi um dos epicentros da cultura brasileira e da arte deste país. Em Ouro Preto moraram pessoas como Aleijadinho, Mestre Ataíde, Tomás António Gonzaga, Cláudio Manuel, entre outros”, lembra Carlos.

O Ateliê Casa Bracher reúne obras tanto de Fani quanto de Carlos Bracher e pode ser visitado virtualmente, através do site www.ateliecasabracher.com. O acervo fica localizado anexo ao casarão onde os dois moram há cinco décadas. Fani conta que, atualmente, eles estão planejando voltar a receber crianças no ateliê. “Antes da pandemia nós já tínhamos muitas visitas aqui de escolas que sempre trazem crianças. No ano que vem, queremos receber ainda mais. O importante é deixar sementes nelas, porque a semente vai brotar em algum lugar e onde ela brotar vai ser uma beleza. Se brotar em duas ou três crianças já vale a pena”, afirma a artista.

Acesse a gravação completa da conversa no  YouTube do Sempre Um Papo ou no YouTube Casa Bracher

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Jozane Faleiro

Frases

“Neste momento, são sete bilhões de seres na terra e são todos artistas, porque todos são maravilhosos, todos têm pendores, sensações, lágrimas, angústias, dores e vislumbres”. – Carlos Bracher

“A arte é esse campo que está em cada um de nós e no mundo inteiro, das nossas relações humanas até os pássaros que voam, as nuvens que sobrevoam, os céus e as belezas das cores, dos sons, das palavras.” – Carlos Bracher

“Nesta pandemia, o que nos salvou foi a arte”. – Fani Bracher

“As palavras e os verbos valem pelo que fica de sonorização dentro da alma da gente”. – Carlos Bracher

[fbcomments]