fbpx

Rui Couceiro lança o livro “Baiôa Sem Data Para Morrer” no Sempre Um Papo em BH

5 de setembro de 2023

No próximo dia 11, segunda-feira, o Sempre Um Papo recebe o escritor e editor português Rui Couceiro. Com início às 19h30, a conversa entre o convidado e o escritor Afonso Borges tem como tema “Baiôa sem Data Para Morrer”, novo livro do português, lançado pela Editora Biblioteca Azul. O evento será realizado no Teatro José Aparecido de Oliveira, localizado na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pela plataforma Sympla.

Joaquim Baiôa é um idoso que se dedica a restaurar casas abandonadas de Gorda-e-feia com a esperança de atrair novas pessoas e fazer renascer a vida do local. Só que Baiôa esconde um segredo: ele sabe a data da morte de todos os moradores da aldeia, menos a dele.

Localizada no Alentejo, zona rural de Portugal, Gorda-e-feia é uma pequena e monótona aldeia com velhos moradores à espera do dia do juízo final. A rotina é regada a vinho, fofocas, maldições, tradições e uma sensação constante de abandono.

Neste romance português, o jovem e o velho, o urbano e o rural convivem, ao mesmo tempo, próximos e distantes. Uma obra reflexiva sobre a vida no interior e o destino de pessoas que veem a si mesmas, ainda que vivas, como fantasmas.

Rui Couceiro nasceu no Porto, em 1984. É licenciado em Comunicação Social, pós-graduado em Estudos Culturais e mestre em Ciências da Comunicação. Foi campeão nacional de voleibol em todos os escalões de formação e considera que o desporto foi a sua principal escola. Durante a adolescência, decidiu que queria ser jornalista e, aos quinze, começou a carreira em uma rádio local, tendo passado também pela TV e pela imprensa. Atualmente, é colunista da revista Visão. É editor na Bertrand, em Portugal, à frente do selo Contraponto. É também, desde 2021, membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz. Abandonou uma tese de doutorado em Estudos Culturais para escrever este romance.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Rui Couceiro
Dia 11 de setembro, segunda-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]