fbpx

Os autores Carlos Marcelo e Fernando Bonassi falam de seus novos livros no “Sempre Um Papo”

5 de julho de 2021

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo, no dia 31 de agosto, terça-feira, às 19h, os escritores Carlos Marcelo e Fernando Bonassi para falar com Afonso Borges sobre os seus livros “Os Planos” (Letramento) e “Degeneração” (Record), respectivamente. A conversa faz parte do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão pelo YouTube, Instagram e Facebook do projeto.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Os Planos (Letramento) – Carlos Marcelo

O livro é um romance policial que conta a história de cinco amigos que planejam assassinar um senador da República. Duílio, Tide, Diana, Rangel e Hélio Pires compartilharam desejos, músicas e segredos nos anos 1970 e foram unidos por uma tragédia, ainda na juventude. Enquanto continuam sofrendo as consequências dessa fatalidade, eles passam a se deparar também com desdobramentos do plano de assassinato, encontrando-se imersos em um ciclo de violência e cobiça.

A história, repleta de crimes, rancores e mentiras passa-se em Brasília e contém alusões a fatos recentes da política brasileira. Segundo Carlos Marcelo, a obra, que se divide em duas partes (“O plano” e “Outro plano”), é uma ficção sobre sonhos corrompidos pela sensação de impunidade. Os principais personagens têm duas opções diante das situações extremas que vivenciam: seguir em frente ou sucumbir.

Degeneração (Record)  – Fernando Bonassi

Publicado em junho de 2021, o livro é um romance sobre a atual situação do Brasil. Ele aborda o cenário político do país desde a ditadura militar, entre 1964 e 1985, até seus reflexos na eleição à presidência de Jair Bolsonaro, em 2018. A obra é um retrato dos subúrbios brasileiros e da população marginalizada, marcada pela falta de perspectiva de um futuro melhor.

“Degeneração” conta a história de um filho que precisa liberar o corpo do pai que acaba de morrer e está no necrotério de um hospital, em São Paulo. Diante desse acontecimento, o protagonista passa a rememorar os momentos que teve com o pai, inclusive os mais dolorosos e traumáticos. O filho acaba se deparando com detalhes da história de seu pai que ele desconhecia. Tudo isso acontece às vésperas da eleição que colocará o político de direita Jair Bolsonaro no poder.

Sobre os autores:

Carlos Marcelo é paraibano de João Pessoa e possui formação em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Escreveu os livros “Nicolas Behr – Eu Engoli Brasília”, de 2004, que traça o perfil biográfico do poeta brasileiro pós-modernista; “Renato Russo – O Filho Da Revolução” (Agir), de 2009, e “O Fole Roncou! – Uma História Do Forró” (Zahar), de 2012, em coautoria com Rosualdo Rodrigues.

Fernando Bonassi nasceu em São Paulo, em 1962. É romancista, roteirista de cinema e TV e dramaturgo. Fez o curso de cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e foi corroteirista de filmes importantes, como “Os Matadores”, “Castelo Ra Tim Bum”, “Carandiru” e “Cazuza”. É autor de mais de 20 livros, entre eles os romances “Subúrbios”, de 1994, e “Luxúria”, de 2015, ambos publicados pela Record.

#SempreUmPapoEmCasa com Carlos Marcelo e Fernando Bonassi

Dia 31 de agosto, terça-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]