fbpx

Obra biográfica sobre Clarice Lispector é lançada no Sempre Um Papo

28 de março de 2024

O livro “Clarice na memória de outros” de autoria de Nádia Gotlib, especialista na vida e na obra da escritora pós-modernista

No dia 9 de abril, terça-feira, a escritora Nádia Gotlib lança o livro “Clarice na memória de outros”, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, em uma conversa com Afonso Borges, no Sempre Um Papo. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla – garanta o seu aqui.

Nádia é pesquisadora dos trabalhos de Clarice Lispector, já tendo escritos outros livros que apresentam recortes biográficos da vida da autora, uma das mais conhecidas da literatura brasileira. A biógrafa de Lispector, inclusive, atuou no processo de produção do filme “A Paixão Segundo G.H”, filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho e lançado em 2023. Na ocasião, Nádia Gotlib abordará sua contribuição para o filme a partir de seus trabalhos de pesquisa a respeito da bibliografia da autora. A película é a adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector, publicado em 1964, que conta a história de G.H., escultura de elite que, após uma desilusão amorosa, decide arrumar seu apartamento em Copacabana. Durante esse processo, G.H. pisa em uma barata – tal ato poderia ser passível de esquecimento, mas acabou se tornando um momento de epifania para a escultora. Diante do inseto, G.H. reflete sobre a perda de sua identidade e questiona as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias de hoje. 

O livro a ser lançado por Nádia Gotlib no Sempre Um Papo, “Clarice na memória de outros”, é fruto de quatro décadas de pesquisa de Nádia, que registra tais experiências mediante uma coleção de 65 vozes que se pronunciam em torno de Clarice Lispector. São cartas, fragmentos, entrevistas, anotações, artigos em recortes de jornais, poemas e crônicas de pessoas que tiveram diferentes modos de relacionamento com a escritora: familiares, amigos, colegas, admiradores, jornalistas, editores, pesquisadores, artistas plásticos, músicos, diplomatas, atores, escritores, críticos. Em sua maioria textos inéditos, “Clarice na memória dos outros” permite a convivência, lado a lado, de diferentes vertentes do gênero biográfico: do mais canônico, numa perspectiva documental de teor mais objetivo, ao ficcional, em que o factual se rende às instâncias criativas do autor.

Nádia Battella Gotlib é referência fundamental nos estudos sobre Clarice Lispector. Professora aposentada da Universidade de São Paulo, publicou a biografia “Clarice, uma vida que se conta” (Ática, 1995; Edusp, 2009 [7 ed. 2013]) e “Clarice fotobiografia” (Edusp; Imprensa Oficial, 2008 [3 ed. 2014]), narrativa visual com cerca de oitocentas imagens, traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina e no México. Organizou, entre outros, “Retratos antigos: esboços para serem ampliados”, de Elisa Lispector (Editora UFMG, 2012), texto até então inédito da irmã de Clarice Lispector, autora de sete romances e três livros de contos. Entre suas outras publicações constam “O estrangeiro definitivo: poesia e crítica em Adolfo Casais Monteiro” (Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985), “Teoria do conto” (Ática, 1985) e “Tarsila do Amaral: a modernista” (Edições SENAC-SP, 1997; Edições SESC-SP, 2022 [5 ed. rev.]). Atuou como professora e pesquisadora em várias universidades no Brasil e no exterior, como nas de Oxford e Buenos Aires. Atualmente finaliza a edição dos diários da Condessa de Barral e o estudo de vida e obra de Elisa Lispector.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A, e da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Nádia Gotlib
Dia 9 de abril, terça-feira, às 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]