fbpx

Mônica Meyer fala ao Sempre Um Papo sobre obra baseada na natureza rosiana

26 de setembro de 2023

No dia 05 de outubro, quinta-feira, às 19h, a jornalista Jozane Faleiro recebe a escritora Mônica Meyer no Sempre Um Papo. Ela conversa sobre seu livro “Ser-tão natureza, A natureza em Guimarães Rosa”, publicado pela editora UFMG. A conversa será transmitida pelo canal do YouTube do Sempre Um Papo.

A produção literária de Guimarães Rosa apresenta uma multiplicidade de significados de natureza, tratada por meio de imagens, cores, luzes, cheiros e sons. Sua paixão pelo mundo natural salta das páginas com citações e descrições de plantas, bichos, rios, morros, lugares, pessoas, auroras, crepúsculos. O espaço é esquadrinhado em quatro dimensões, ligando céu, água, terra e fogo. A boiada, viagem pelo sertão de Minas em 1952, mostra a vivência de Guimarães Rosa e dos vaqueiros com o mundo natural, uma travessia em que os aspectos objetivos e subjetivos estão presentes e compõem a sinfonia da vida.

Por meio desse percurso, foi possível unir, na obra de Mônica Meyer, o livro “Ser-tão natureza, A natureza em Guimarães Rosa”, a concepção de natureza, fruto de andanças, observações e vivências do Guimarães Rosa naturalista. As anotações, minuciosas e detalhadas, descrevem a viagem e trazem nas entrelinhas uma concepção e um conhecimento intenso da natureza que ultrapassam as fronteiras de uma abordagem naturalista.

Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG, Mônica Meyer é bióloga licenciada e bacharel em Ecologia, com Mestrado em Educação pela UFMG.  Doutorou em Ciências Sociais pela UNICAMP e realizou o Pós-Doutorado na Universidade de Aarhus, Dinamarca. Além disso, foi Diretora do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e Assessora de Meio Ambiente da UFMG no período de 1999 a 2004.

Escreveu um ensaio pioneiro sobre Guimarães Rosa ao pesquisar a concepção de natureza presente nas anotações de viagem do escritor ao sertão mineiro. Este trabalho resultou na publicação do livro “Ser-tão natureza, A natureza em Guimarães Rosa”, publicado pela editora UFMG. O livro foi considerado o melhor ensaio pelos jornais Estado de São Paulo e Hoje em Dia. Desde a publicação do livro, tem se dedicado ao estudo da natureza na obra literária de Guimarães Rosa. Em 2017 recebeu a medalha Guimarães Rosa em Cordisburgo-MG em reconhecimento ao seu trabalho e  divulgação da obra do escritor.  Integra a Roda on-line de Leitura do IEB/USP e a coordenação do Seminário Canto, encanto e leveza em Guimarães Rosa da Universidade de Ribeirão Preto-SP. Recentemente participou da 22ª Semana Cultural Festa de Manuelzão, em Andrequicé, 35ª Semana Rosiana de Cordisburgo e do programa Globo Repórter, veiculado nos dias 15 e 22 de setembro de 2023. É autora de artigos, ensaios, livros didáticos, de poemas, de crônicas e de literatura infantil. 

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Mônica Meyer
Dia 5 de outubro, quinta-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]