19 de novembro de 2024
Jornalistas negros apresentam livro com histórias dos 10 anos da Lei de Cotas nas universidades; obra é seminifinalista do Prêmio Jabuti em 2024
Os pesquisadores e escritores Márcia Maria Cruz e Vinicius Luiz participam do Sempre Um Papo em uma conversa sobre o livro semifinalista do Prêmio Jabuti na categoria Educação, “Vidas Inteiras – Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas”. O encontro será realizado no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). A entrada é gratuita, mediante lotação do espaço.
Fruto da luta de décadas do movimento negro, a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12), completa 10 anos de implantação em 2023. Para celebrar a efeméride, os jornalistas Márcia Maria Cruz e Vinicius Luiz lançam o livro “Vidas Inteiras – Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas”, escrito em coautoria com Gabriel Araújo, pela Crivo Editorial. Produzida com recursos da Lei Municipal de incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a obra apresenta histórias de pessoas que foram beneficiadas pela lei de cotas, ao mesmo tempo em que reconstrói a trajetória de lutas até a aprovação da legislação.
É inegável que a cara da universidade pública no Brasil foi alterada ao longo dos últimos dez anos. Mais da metade das matrículas no ensino superior da rede federal já são de pessoas pretas e pardas. “Vidas Inteiras” vai além dos dados para mostrar relatos de pessoas negras de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Cachoeira (BA), Sobradinho (DF), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). São histórias que encarnam as transformações provocadas pela implantação da lei em todo o território nacional, a partir de 2013.
Para além das histórias individuais, os autores também recuperam as lutas travadas no parlamento e nas universidades por políticas de reparação para a população negra, em que aparecem personagens como Abdias Nascimento, Benedita da Silva, Zélia Amador e Carlos Alberto Oliveira dos Santos, o Caó.
Márcia Maria Cruz é doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Jornalista, coordena a comunicação da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo (PT-MG). Foi coordenadora do núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade.
Vinicius Luiz é jornalista e produtor de podcast. É formado em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em Comunicação Pública da Ciência pela mesma instituição. Tem passagens pela Rádio UFMG Educativa, jornal Hoje em Dia e Núcleo de Assessoria de Imprensa do Centro de Comunicação da UFMG. Atualmente, trabalha com podcasts, como cocriador e produtor do Pelo Avesso – sobre fatos pouco explorados na história do país.
O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A, e da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Márcia Maria Cruz e Vinicius Luiz
Dia 28 de novembro, quinta-feira, 19h30
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br