fbpx

Juliano Salgado fala sobre a ação reparadora do Instituto Terra no Sempre um Papo

28 de março de 2024

Na ocasião, o convidado abordará sobre o trabalho e a história da ONG, bem como de sua experiência pessoal enquanto cineasta

Juliano Salgado, presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra é o convidado do Sempre Um Papo para falar sobre o tema ” A ação do Instituto na recuperação ambienatal de áreas degradadas”, com base em suas vivências enquanto parte da ONG fundada pelo casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e o fotógrafo Sebastião Salgado. Atualmente, Juliano trabalha com a recuperação de áreas degradadas, como é o caso da Bacia Hídrica do Rio Doce, região importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil, que foi impactada com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração conhecida como “Fundão”, administrada pela empresa Samarco, em Mariana, em novembro de 2015. O evento acontece no dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h30, no teatro da Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita, com viabilização por meio do patrocínio da Cemig e Emgesa, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet. Retire seu ingresso no Sympla – garanta o seu aqui.

Sobre o Instituto Terra

O Instituto Terra é uma organização brasileira sem fins lucrativos que se dedica à conservação e recuperação do meio ambiente. Foi fundada em 1998 pelo casal Lélia Dekuiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado.

A primeira iniciativa do Instituto Terra é o projeto de reflorestamento da Mata Atlântica na região do vale do Rio Doce, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. O projeto busca recuperar áreas degradadas e transformá-las em florestas nativas saudáveis ??e ecologicamente equilibradas.

Uma dessas iniciativas mais recentes é o programa Empresa Amiga, lançado em 2022 com o objetivo de oferecer às pequenas e médias empresas uma maneira simples de contribuir com o plantio de árvores no Instituto Terra a partir de doações inferiores a R$100 mil ao ano.

Além do trabalho de reflorestamento, o Instituto Terra também desenvolve atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conscientização pública. Ele promove cursos, oficinas e palestras sobre conservação ambiental, agroecologia e sustentabilidade.

A ONG desenvolve também um trabalho de extensão ambiental com foco na recuperação de nascentes e implementação de sistemas agroflorestais em pequenas e médias propriedades rurais. Estas atividades, em andamento desde 2012 e premiadas internacionalmente inclusive pela ONU-Água, ganharam escala em 2023 por meio do Programa Terra Doce, que visa a transformação socioambiental de toda a bacia do Rio Doce nos próximos 10 anos.

O Instituto Terra tem como objetivo promover a preservação e a conservação da biodiversidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e a preservação do patrimônio natural. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo exemplo de sucesso na recuperação de ecossistemas degradados.

Conheça as formas de parceria e compensação pelo site https://institutoterra.org/

Juliano Salgado cursou Direito e Economia na Sorbonne em Paris e é formado em cinema pela London International Film School. É diretor audiovisual desde 1996, e foi reconhecido pelo Prêmio Especial do Júri em Cannes, pelo Prêmio da Audiência em San Sebastian, além de ter sido nomeado para o Oscar da Academia de Cinema dos EUA na categoria “melhor documentário de 2015” com “O Sal da Terra”. Em 2016 passou a integrar o Conselho Diretor do Instituto Terra, atuando ativamente para desenvolver a infraestrutura do Instituto, reforçar políticas de sustentabilidade financeira e desenvolver ações dentro de uma narrativa orgânica de transformação socioambiental. Sua atuação no Instituto Terra é guiada pela melhora das condições de vida na região da Bacia Hídrica do Rio Doce, almejando a colaboração com produtores rurais, povos originários e entes municipais e estaduais.

Sempre um Papo – 38 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Serviço:
Sempre Um Papo com Juliano Salgado, do Instituto Terra
Dia 24 de abril, quarta-feira, às 19h30.
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade).Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]