fbpx

João Candido Portinari fala sobre o tema “Candido Portinari: Do Cafezal à ONU” no Sempre Um Papo

14 de março de 2022

O escritor e professor João Candido Portinari, criador do Projeto Portinari, que tem o propósito de resgatar e difundir a obra de seu pai, o artista plástico Candido Portinari (1903 – 1962), é o convidado do Sempre Um Papo na próxima quinta-feira, dia 17 de março. O bate-papo, que tem como tema “Candido Portinari: Do Cafezal à ONU”, acontece virtualmente, com transmissão às 19h, pelo YouTube do Sempre Um Papo. O projeto tem mediação do jornalista Afonso Borges e conta com tradução simultânea em Libras.

Durante a conversa, João Candido fala também sobre duas exposições em cartaz que são fruto do trabalho do Projeto Portinari. A primeira delas, “Portinari para Todos”, é resultado de 40 anos de resgate, pesquisa e organização da obra de Candido Portinari. Com mais de 150 obras levadas ao público por meio de tecnologias de última geração, que permitem uma experiência interativa e sensorial com recursos audiovisuais e sonoros, esta é a maior exposição já feita sobre o pintor modernista. Localizada no MIS Experience, em São Paulo, a mostra foi inaugurada em 05 de março e fica em cartaz até 10 de julho de 2022.

A segunda exposição, Portinari Ilustrador,apresenta obras originais que revelam uma faceta pouco conhecida do artista: a de ilustrador. A exposição reúne 28 gravuras originais, de diferentes técnicas e fases da vida do artista. Entre as obras, encontram-se retratos de seu pai, cartões de Natal e até mesmo ilustrações retiradas de obras fundamentais na literatura brasileira, como “Memórias Póstumas de Braz Cubas” e “O Alienista”, de Machado de Assis. “Portinari Ilustrador” fica em cartaz entre 15 a 27 de março na Embaixada da Itália, em Brasília.

Sempre um Papo 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe João Candido Portinari

Dia 17 de março, quinta, às 19h

Local: YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Saiba mais sobre João Candido Portinari:

Único filho de Candido Portinari, João Candido Portinari é o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari. É matemático com doutorado em Engenharia de Telecomunicações.

Em 1979, João Candido fundou o Projeto Portinari, com o propósito de aproximar os brasileiros da obra de Candido Portinari, e preservar a identidade cultural do país. Isso é feito através do levantamento, organização e pesquisa de informações, bem como da digitalização de imagens. O Projeto Portinari já realizou o levantamento de mais de 5 mil obras e 30 mil documentos multimídia – como cartas, fotografias, filmes e recortes – sobre a obra, a vida e a época de Candido Portinari.

Em 2005, João Candido recebeu o Prêmio Jabuti – o mais tradicional prêmio literário do país – na categoria “Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes”, com o livro “Candido Portinari”.

Acompanhe João Candido em suas redes sociais: Instagram

Acompanhe o Projeto Portinari em suas redes: Instagram, Twitter e Facebook

Saiu na imprensa:

Filho de Portinari celebra exposição e legado do pai: “A arte salva” (iG)

Drummond e Portinari: A poesia pintada (Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira)

João Candido Portinari fala sobre a descoberta da importância de seu pai (Cerâmica Portinari)

ONU 70: emoção marca reinauguração dos painéis de Candido Portinari (ONU News)

[fbcomments]