fbpx

Jeferson Tenório participa do Sempre Um Papo no Sesc Vila Mariana

22 de junho de 2022

Jeferson Tenório, autor do romance “O avesso da pele”, fala sobre Literatura, Filosofia e Ancestralidade no Sempre Um Papo (Foto: Carlos Macedo)

O escritor Jeferson Tenório é o convidado do Sempre Um Papo e do Sesc Vila Mariana, em São Paulo, para falar sobre o tema Literatura, Filosofia e Ancestralidade. A conversa, que acontece sob a mediação do jornalista Afonso Borges e do escritor e crítico literário Tom Farias, ocorre no dia 27 de julho, quarta-feira, às 19h30. Após o bate-papo, o autor participa de uma sessão de autógrafos. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário, Jeferson Tenório tem se firmado como um dos principais nomes da nova ficção literária brasileira. Seu livro “O avesso da pele” (Companhia das Letras, 2020), que rendeu a ele esse importante reconhecimento, lança luz sobre temáticas que se encontram no centro do debate público no Brasil: identidade, relações raciais, desigualdade, preconceitos.

Em “O avesso da pele”, o autor narra a história de Pedro, que busca resgatar o passado de sua família, sobretudo de seu pai, que foi assassinado em uma violenta abordagem policial. Enquanto investiga a trajetória de seus familiares, o protagonista vive uma processo de dor e sofrimento, mas que, ao mesmo tempo, o conduz à superação e liberdade. A trama expõe, de forma sensível e dura, a realidade dos negros em um país racista e marcado por um decadente sistema educacional. Compre aqui o livro no site da editora.

O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc, e é viabilizado por meio da Lei Federal de  Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Jeferson Tenório

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras e mestre em Literaturas Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estreou na literatura em 2013 com o romance “O beijo na parede”, eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Em 2018, lançou seu segundo romance, “Estela sem Deus”. Além disso, possui textos adaptados para o teatro, contos traduzidos para o inglês e para o espanhol, e assina uma coluna no portal UOL, onde comenta fatos da atualidade e reflete sobre questões identitárias.

Sempre um Papo 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Serviço: Sempre Um Papo com Jeferson Tenório

Dia 27 de julho, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita

Local: Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana).

Informações:  (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – 31 992046367

[fbcomments]