fbpx

Jeferson Tenório em BH contra a censura

7 de março de 2024

Evento debaterá os ataques que o livro  “O Avesso da Pele” vem sofrendo em algumas escolas do país

Jeferson Tenório é o convidado do Sempre Um Papo para  falar sobre o tema “O avesso da censura: o papel da literatura em ambientes conservadores”. Essa proposta surge após seu livro “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras, 2020) ter sido alvo de críticas e tentativas de censura por ser uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

Na ocasião, a ser realizada no dia 14 de março, quinta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade), o fundador e presidente do Sempre Um Papo, Afonso Borges, fará um desagravo de apoio a Jeferson Tenório e à obra “O Avesso da Pele”. Além disso, o evento promoverá uma leitura de trechos do livro feita por voluntários, e será transmitida ao vivo no YouTube do projeto. A entrada é gratuita, mediante lotação do espaço.

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Foi colunista do jornal Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, EUA. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de “Estela sem Deus” (2018) e “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A, e da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Jeferson Tenório
Dia 14 de março, quinta-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]