fbpx

J.D. Vital fala sobre seu livro “A Revoada dos Anjos de Minas (Ou A diáspora de Mariana)” no Sempre Um Papo

25 de maio de 2022

(Foto: arquivo pessoal)

Dando sequência à programação com autores de cidades do interior de Minas Gerais, o Sempre Um Papo recebe o escritor e jornalista J.D. Vital, nascido em Barão de Cocais. Sob a mediação de Jozane Faleiro, ele fala sobre sua cidade natal e sobre o livro “A Revoada dos Anjos de Minas (Ou A diáspora de Mariana)”, que retrata o fechamento temporário, em 1966, do Seminário Maior de Mariana. A conversa, que acontece de forma on-line – com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto -, no dia 28 de maio, sábado, às 19h, conta com tradução simultânea em Libras.

No livro “A Revoada dos Anjos de Minas (Ou A diáspora de Mariana)”, lançado em 2016 pela editora Autêntica, J.D. Vital descreve o fechamento temporário do Seminário Maior de Mariana, tradicional instituição fundada na cidade mineira por Dom Frei Manoel da Cruz, em 1750. O fechamento ocorreu após o Concílio Vaticano II, uma série de conferências realizadas de 1962 a 1965, entre bispos, que estipulou mudanças nos costumes e posicionamentos da Igreja Católica. Embora o Seminário Maior de Mariana tenha ficado inativo por pouco tempo, o fato abalou a imprensa nacional porque representava uma gama de questionamentos que seminaristas então chamados de “Anjos de Minas” levantavam a partir das discussões e decisões do Concílio.

Vital escreveu o livro a partir de uma solicitação da Associação dos Ex-alunos dos Seminários de Mariana (AEXAM). Para isso, o autor dedicou-se à extensa pesquisa sobre o assunto, lendo jornais da época em que ocorreu o fechamento do seminário e fazendo entrevistas com pessoas que presenciaram aquele momento, como alunos, padres e leigos. O livro registra a importância cultural e cívica para o Brasil desta casa de formação religiosa que existe há 272 anos. Ao mesmo tempo, com seu estilo leve, agradável e convidativo, Vital transporta o leitor a um tempo de notáveis transformações não apenas na Igreja, mas também na sociedade brasileira.

Sobre o autor

J.D. Vital nasceu em 1947, em Barão de Cocais. É formado em Filosofia e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou como jornalista no Diário de Minas, O Estado de S. Paulo e O Globo. Também foi comentarista de rádio, nas emissoras Antena Um e Alvorada, e apresentou, na TV Manchete, o programa de entrevistas Gente de Opinião. Na vida pública, Vital chefiou a Assessoria de Imprensa e Relações Públicas dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia. Voltou à iniciativa privada como gerente de Comunicação e chefe do escritório da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em Belo Horizonte.

Ex-seminarista, dedicou-se a livros-reportagem sobre a Igreja Católica, com destaque para “Como se faz um bispo, segundo o alto e o baixo clero” (Civilização Brasileira), além de “A Revoada dos Anjos de Minas (Ou A diáspora de Mariana)”. O autor viajou por vários continentes e lançou publicações sobre a CBMM, em formato de revista, no Japão, na China, na Europa e nos Estados Unidos, com destaque para “O sol volta a brilhar sobre a Rússia”, “A conquista da América” e “Viagem ao centro do mundo”, sobre o Japão, e “De novo, o Império do Centro”, sobre a China. Atualmente, Vital é membro da Academia Marianense de Letras e da Academia Mineira de Letras.

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe J.D. Vital

28 de maio, sábado, às 19h 

Evento on-line, com transmissão pelo Youtube e Facebook do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]