O Festival Sempre Um Papo traz diversos escritores de destaque nacional para Belo Horizonte, entre setembro e outubro. Serão ao todo oito encontros, que acontecem no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Neles, os autores convidados lançam seus livros, em conversa com o público, e participam de sessão de autógrafos. Todos os eventos são gratuitos e contam com o patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Itaú.
O Sempre Um Papo completa, no ano que vem, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Festival Sempre Um Papo
A programação de lançamentos de livros do Festival Sempre Um Papo começa no dia 2/09, com a escritora Aline Bei, autora do premiado “O peso do pássaro morto”. Ela participa do festival para lançar seu mais novo romance, “Uma delicada coleção de ausências” (Companhia das Letras). No dia 10/09, Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele” conversa sobre seu mais novo livro, “De onde eles vêm” (Companhia das Letras). Na sequência, Cidinha da Silva, autora de mais de 20 obras, participa do festival lançando “Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior” (Editora Rosa do Tempos). Fechando a programação do mês, o economista e escritor Eduardo Giannetti lança seu livro de ensaios “Imortalidades” (Companhia das Letras).
Já em outubro, o festival recebe a escritora e jornalista Bianca Santana para lançar o livro “Apolinária” (Editora Fósforo), que marca a estreia da autora no gênero romance. O escritor e jornalista Ruy Castro, autor de biografias de personalidades como Carmen Miranda e Garrincha, faz o lançamento de seu mais recente livro, “Trincheira tropical” (Companhia das Letras), ao lado da escritora Heloisa Seixas, que lança a obra “O oitavo selo” (Companhia das Letras), definida pela autora como um “quase romance”. No dia 15/10, é a vez da escritora e atriz Maria Ribeiro lançar o livro de crônicas “Não sei se é bom, mas é teu” (Editora Record). Por fim, Eugênio Bucci, que é também jornalista e professor, conversa sobre seus dois lançamentos de não-ficção: “A razão desumana” (Editora Autêntica) e “Que não se repita” (Editora Seja Breve).
Confira, a seguir, a lista completa dos eventos de lançamento de livros do Festival Sempre Um Papo:
Setembro
- 2/09, terça-feira e- Aline Bei lança “Uma delicada coleção de ausências”
- 10/09, quarta-feira – Jeferson Tenório lança “De onde eles vêm”
- 16/09, terça-feira – Cidinha da Silva lança “Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior”
- 23/09, terça-feira – Eduardo Giannetti lança “Imortalidades”
Outubro
- 7/10, terça-feira – Bianca Santana lança “Apolinária”
- 17/10, sexta-feira – Ruy Castro lança “Trincheira Tropical” / Heloisa Seixas lança “O oitavo selo”
- 15/10, quarta-feira – Maria Ribeiro lança “Não sei se é bom, mas é teu”
- 21/10, terça-feira – Eugênio Bucci lança “A razão desumana” e “Que não se repita”
Sempre Um Papo
Ao longo de sua trajetória, o projeto Sempre Um Papo já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 100 mil inscritos.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem apoio do Itaú.
Serviço:
Festival Sempre Um Papo
Setembro e outubro de 2025
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), Belo Horizonte
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br