fbpx

Eugênio Bucci participa do ciclo de debates “Mutações” do Sempre Um Papo, em BH

18 de junho de 2023

Sempre Um Papo recebe Eugênio Bucci no dia 26/06

O escritor e jornalista Eugênio Bucci é o convidado do Sempre Um Papo no dia 26 de junho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O bate-papo, mediado por Afonso Borges, faz parte do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, e tem como tema “O espirituoso espírito artificial”. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

“O espirituoso espírito artificial”

Em seu artigo intitulado “O espirituoso espírito artificial”, publicado no volume “Corpo-Espírito-Mundo: Passagens”, Eugênio Bucci discute as noções de “espírito” na obra do filósofo e escritor francês Paul Valéry. Em “A política do espírito”, de 1935, ele explica que o espírito é de uma “potência de transformação”, um “instinto paradoxal” que, “dos afetos da alma, dos divertimentos e dos sonhos, erige os valores superiores”. O espírito “é uma verdadeira pedra filosofal, um agente de transmutação de todas as coisas materiais ou mentais”.

No Sempre Um Papo, Eugênio Bucci vai partir dessa e outras concepções de “espírito” para discutir o surgimento do “espírito artificial”, que, em suas palavras “Não se trata apenas de uma reles ‘inteligência artificial’. As máquinas já simulam humores variados, do mesmo modo que que emulam preconceitos e gamas intermináveis de procedimentos estéticos, da pintura à música, da arquitetura à literatura”. Com isso, Bucci vai abordar, ao longo do bate-papo, temas como inteligência artificial, controle e liberdade, plataformas digitais, capitalismo e entretenimento.

Eugênio Bucci nasceu em Orlândia (SP), em 1958. Formou-se em Direito e Jornalismo na USP, onde é professor da Escola de Comunicações e Artes. Foi editor da revista Teoria e Debate, diretor de redação das revistas Set, Superinteressante e Quatro Rodas, colunista da Época, secretário editorial da Editora Abril e presidente da Radiobrás (2003-2007). É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. Publicou, entre outros, “Sobre ética e imprensa”, “O estado de Narciso” e “A forma bruta dos protestos”.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Eugênio Bucci participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 26 de junho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]