fbpx

Escritor Joca Reiners Terron participa do Sempre Um Papo

30 de julho de 2024

Afonso Borges conversa com escritor premiado pelo APCA sobre seu livro mais recente, “Onde Pastam Os Minotauros”

No dia 13 de agosto, terça-feira, o escritor Joca Reiners Terron participa do Sempre Um Papo em Belo Horizonte. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira (Praça da Liberdade, 21 – Savassi). A entrada, mediante retirada de ingresso na plataforma Sympla, é gratuita, com viabilização por meio do patrocínio da Cemig e Emgea, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet. Garanta seu ingresso clicando aqui. No encontro, mediado por Afonso Borges, fundador do Sempre Um Papo, Joca falará sobre suas obras, em especial sobre seu livro mais recente: “Onde Pastam Os Minotauros”.

Ambientado em um Mato Grosso a um só tempo imaginário e perturbadoramente próximo da realidade, no qual a poeira “tem a mesma cor do sangue coagulado”, “Onde Pastam Os Minotauros” dá sequência aos romances anteriores de Joca Reiners Terron, nos quais a diagnose selvagem da realidade social se expressa por meio de uma fabulação perturbadora. Mitologia, poesia e tragédias recentes do país surgem numa trama cheia de suspense, narrada quase minuto a minuto no transcorrer de um dia, mas também pontuada por visões do passado recente e longínquo, como fragmentos de sonho compondo um único e grande pesadelo.

Joca Reiners Terron (Cuiabá, 1968) fundou a editora Ciência do Acidente, pela qual publicou seu primeiro livro de poemas, “Eletroencefalodrama” (1998). A editora também lançou seu romance de estreia, “Não Há Nada Lá” (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, “Animal Anônimo” (2002). Terron publicou os livros de contos “Hotel Hell” (Livros do Mal, 2003), “Curva de Rio Sujo” (Planeta, 2003; publicado em Portugal pela ASA editores, 2005), e “Sonho Interrompido por Guilhotina” (Casa da Palavra, 2006), além de “Guia de Ruas sem Saída”, novela gráfica ilustrada por André Ducci (Edith, 2012). Em 2010, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional pelo romance “Do Fundo do Poço se Vê a Lua” (Companhia das Letras, 2010; publicado em Portugal pela Teorema, 2016). Publicou “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves” (Companhia das Letras, 2013), “Noite Dentro da Noite” (Companhia das Letras, 2017), “A Morte e o Meteoro” (Todavia, 2019) e “O Riso dos Ratos” (Todavia, 2021), entre outros. Seu último romance é “Onde Pastam os Minotauros” (Todavia, 2023), premiado com o APCA em 2023.

Sempre um Papo – 38 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Serviço:
Joca Reiners Terron no Sempre Um Papo
Dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h30.
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21, Savassi).Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]