26 de outubro de 2022
Nelson Cruz (Foto: arquivo pessoal)
Em uma edição especial dentro do 2.° Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), o Sempre Um Papo recebe o artista plástico, escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz. Ele conversa com Sandra Duarte sobre o tema “Ilustração, Arte e Literatura”, no dia 1.° de novembro, em dois horários: às 10h e às 15h, na Fazenda do Pontal (Rua Maria Julieta, s/n – Campestre, Itabira). Os eventos têm entrada gratuita.
O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Durante as conversas, Nelson Cruz aborda também a exposição “A Máquina do Poeta”, que o 2.° Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) inaugura no dia 1.° de novembro, às 17h. Ela consiste na exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do autor. A mostra fica em cartaz na Fazenda do Pontal, até o dia 1.° de dezembro.
A Máquina do Poeta
O livro infantil “A máquina do poeta”, de Nelson Cruz, tem como protagonista o itabirano Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos o Flitabira celebra nesta edição. A história do livro começa com uma carta enviada pelo jovem poeta ao seu amigo – e também escritor – Mário de Andrade. Nela, Drummond, desiludido, escreve que a vida em Itabira afasta-o do mundo e o impede de realizar seu sonho de publicar um livro, concluindo que o melhor a se fazer é rasgar seu caderno de poemas. Por sua vez, Mário discorda e tenta animar o amigo com elogios, recomendando que não desista de escrever.
A narrativa de “A máquina do poeta” desenvolve-se a partir destas cartas trocadas, apresentando ao leitor as belas ilustrações que retratam Itabira na primeira metade do século XX. Paisagens como o Pico do Cauê misturam-se a elementos presentes na obra de Drummond, como a industrialização e a modernização do mundo, pelas imagens de engrenagens, chaminés de fábrica, escadas, pontes, máquinas, relógios.
Sempre um Papo – 36 anos
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Sobre o Flitabira:
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do festival. O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Serviço:
Sempre Um Papo com Nelson Cruz
Dia 1.° de novembro, terça-feira, às 10h e às 15h
Fazenda do Pontal (Rua Maria Julieta, s/n – Campestre, Itabira)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 9920463