fbpx

Escritor e dramaturgo José Carlos Aragão participa do Sempre Um Papo

17 de julho de 2023

José Carlos Aragão é o convidado do Sempre Um Papo no dia 27/7, quinta-feira (Foto: arquivo pessoal)

Dando continuidade ao ciclo de debates com escritores mineiros realizado através do patrocínio da Cemig, o Sempre Um Papo recebe José Carlos Aragão, nascido em Governador Valadares. Ele vai conversar a respeito dos seus livros “Enquanto o soco vem vindo”, “O poço” e “Rio doce rio”, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O bate-papo acontece no dia 27 de julho, quinta-feira, às 19h, de forma on-line, através do canal do YouTube do projeto.

“Enquanto o soco vem vindo” (Ed. Páginas) é um livro de contos sobre alguns dos principais problemas da sociedade brasileira atualmente, como assédio, feminicídio, ódio e intolerância. Ao todo, são 25 textos – alguns deles premiados em concursos nacionais do gênero – que retratam, de forma ácida e crua, a banalização do mal, da crueldade e da indiferença de uma sociedade hipócrita que se diz, em grande parte, formada por “cidadãos de bem”.

Já o livro “Rio Doce Rio” (Ed. Comunicação de Fato), é formado por um longo poema sobre a morte do Rio Doce, causada por umas das maiores tragédias ambientais do país: o rompimento da Barragem do Fundão em Mariana (MG), que resultou no derramamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama, além de 18 mortos e um desaparecido. “O poema é sobre vidas alteradas ou destruídas ao longo do rio e sua bacia; sobre o custo socioambiental do desastre, sobre responsabilidades nunca assumidas, sobre a impunidade que se arrasta, e sobre a importância da preservação da memória dos fatos, para que não se repitam”, afirma Aragão. “É um livro sobre o luto, mas também de luta, de resistência.”

Por fim, o último livro sobre o qual José Aragão fala no Sempre Um Papo é a peça em dois atos “O Poço”. Ela foi escrita em 2005 e venceu o Prêmio Literário da Fundação Cultural do Estado do Pará em 2018. Seus personagens e seus diálogos, repletos de ironias, ambiguidades e contundências, são confessamente hitchcockianos. O autor faz, no livro, uma homenagem ao cinema noir americano dos anos 1940-50, gênero do qual se declara fã.

José Carlos Aragão é escritor e dramaturgo, com formação em Artes Visuais pela UFMG. Tem cerca de 40 livros publicados (literatura infantil, poesia, ficção, teatro, humor, biografia). Conquistou vários prêmios literários, entre eles, cinco prêmios da União Brasileira de Escritores (por obras de literatura infantil e juvenil, 2001/2002); Prêmio Mater Dei de Literatura Infanto-Juvenil (2000); Prêmio Cidade do Recife (poesia, 2000); Concurso Nacional de Histórias Infantis (1991, 3º lugar; 1993, Menção Honrosa). Foi duas vezes premiado no Concurso Internacional de Contos Paulo Leminski, no Paraná (1993, 1º lugar; 1998, 2º lugar). Em 2005, conquistou ainda o Prêmio Estímulo às Artes/Literatura, da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, na categoria Contos.

Já como dramaturgo, recebeu o prêmio da 4ª Bienal de Artes da UNE/2005, com o texto inédito Os alpinistas. Em 2010, seu texto O pênalti foi vencedor do Concurso Nacional Literatura Para Todos/Dramaturgia, realizado pelo Ministério da Educação. Além disso, foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2015, por sua adaptação em prosa da peça Édipo Rei, de Sófocles.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe José Carlos Aragão

Dia 27 de julho, quinta-feira, 19h

Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]