Em Paracatu, Cibele Tenório fala sobre a luta das mulheres negras pelo direito ao voto, por meio da história de Almerinda Gama

O “Sempre Um Papo” encerra o ciclo de debates de 2025, em Paracatu, no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 19h, no Museu Histórico de Paracatu, recebendo a jornalista, pesquisadora e escritora Cibele Tenório para uma conversa sobre a história da luta das mulheres negras pela cidadania e o direito ao voto no Brasil.

No centro do debate, o livro “Almerinda Gama: A Sufragista Negra”(Todavia), no qual Cibele Tenório reconstrói a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas do movimento sufragista brasileiro — uma mulher negra, operária e nordestina, que lutou pela cidadania feminina nos anos 1930 e tornou-se símbolo da resistência política de seu tempo. Este é um tema fundamental para compreender as origens da democracia brasileira e os silenciamentos que ainda marcam a história. Almerinda Farias Gama nasceu em 1899, em Maceió (AL), e faleceu em 1999, em Brasília (DF), aos 100 anos de idade. Ao término, haverá sessão de autógrafos.

O Sempre Um Papo Paracatu tem o patrocínio da Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Academia de Letras do Noroeste de Minas e da Prefeitura de Paracatu. Em 2025, o projeto levou à cidade mineira diversos escritores de destaque nacional, como Socorro Acioli, Itamar Vieira Junior, Tião Rocha, Alessandra Roscoe e Andressa Marques.

Livro, tema, conversa e autógrafos

O encontro no Museu Histórico de Paracatu será um mergulho na história do voto feminino no Brasil e na importância da memória como ferramenta de transformação social. Cibele Tenório conversará com o público sobre o processo de pesquisa que deu origem ao livro — vencedor do Prêmio Todavia de Não Ficção — e sobre a urgência de revisitar a história nacional sob a ótica de mulheres negras que ajudaram a construir o país.

Mais do que uma apresentação literária, será um encontro entre literatura, memória e cidadania, celebrando a palavra como espaço de escuta, reconhecimento e pertencimento.

Síntese do Sempre um Papo – Paracatu em 2025

O Sempre um Papo Paracatu 2025, patrocinado pela Kinross, realizou dez encontros literários gratuitos no Museu Histórico de Paracatu. Passaram pelo projeto Socorro Acioli, Itamar Vieira Junior, Andressa Marques, Nurit Bensusan, Alessandra Roscoe e Tião Rocha. O evento “As Letras de Paracatu” reuniu Daniela Prado, Pillar Meireles, Raik, Silvano Avelar e Tarzan Leão, valorizando os autores locais. Em seguida, Mariana Lelis, Camila Tokutsune e Rose Bispo falaram sobre a exposição “Muros Invisíveis” com a presença dos 42 afroempreendedores negros da cidade.

Encerram o ciclo de 10 eventos o rapper Thiago SKP apresentando “ O Avesso do Verso”, no dia 12/11, e Cibele Tenório, falando sobre a representatividade da mulher negra, na história de Almerinda Gama, que resgata a trajetória da alagoana Almerinda Farias Gama, pioneira na luta pelo voto feminino.

Com Libras, entrada franca e ampla participação popular, o projeto reafirmou seu papel de formar leitores, promover a cultura e fortalecer a identidade literária de Paracatu.

Todos os programas foram gravados e estão disponíveis no Youtube. Só clicar AQUI.

Sobre a autora

Cibele Tenório é jornalista, pesquisadora e autora alagoana. Mestre e doutoranda em História pela Universidade de Brasília (UnB), atua na Rádio Nacional e se dedica à pesquisa sobre o sufrágio feminino e a participação das mulheres na política brasileira. Seu livro Almerinda Gama: A Sufragista Negra (Editora Todavia, 2025) traz à tona a vida e o legado de uma das primeiras mulheres negras a lutar pelo direito ao voto no Brasil, resgatando uma trajetória apagada dos registros oficiais.

Sempre Um Papo

Criado pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo, projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura com o público, completa 40 anos de existência em 2026. O projeto já aconteceu em dezenas de cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, reunindo presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de Paracatu, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.

Museu Histórico Municipal de Paracatu

Rua Joaquim da Silva Pereira, 398 – Centro

Dia 2 de dezembro, terça-feira, 19h

Cibele Tenório – Almerinda Gama: A Sufragista Negra (lançamento e bate-papo)

Entrada gratuita, por ordem de chegada

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

Programação do Sempre Um Papo – Paracatu – 2025

Dia 26/3 – Socorro Acioli

Dia 29/4 – Itamar Vieira Junior

Dia 29/5 – Andressa Marques

Dia 30/6 – Nurit Bensusan

Dia 12/7 – Alessandra Roscoe

Dia 4/8 – Tião Rocha

Dia 24/9 – Letras de Paracatu

Dia 7/10 – Mariana Lelis, Camila Tokutsune e Rose Bispo

Dia 12/11 – Thiago SKP

Dia 2/12 – Cibele Tenório