fbpx

Éder Rodrigues lança “Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno” no Sempre Um Papo Virtual

27 de fevereiro de 2025

O escritor Éder Rodrigues participa do Sempre Um Papo Virtual no dia 19/03 (Foto: Luis Kifier)

O escritor Éder Rodrigues, natural de Pouso Alegre (MG), participa do Sempre Um Papo Virtual para lançar seu livro de contos “Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno” (Editora Telucazu). A conversa, mediada por Jefferson da Fonseca, será transmitida no dia 12 de março, quarta-feira, às 19h30, no canal no YouTube do Sempre Um Papo. Além desse seu mais novo livro, Éder fala também sobre sua trajetória na literatura e suas outras obras publicadas.

“Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno” 

Vencedor do “Prêmio Rubem Fonseca” da União Brasileira dos Escritores (UBE/RJ) como um dos Melhores Livros de Contos lançados em 2023, este livro reúne dez textos atravessados pela despedida, pela linha indecifrável do adeus. Trata-se de uma obra que compartilha com o leitor a tarefa árdua de escolher a melhor moldura para cicatrizar o retrato daquilo que jamais caberá dentro. Ou seja, a obra reflete sobre o passado e as memórias distantes, que formam um labirinto de perdas e silêncios.

Dividido em duas partes – “O adeus desenhado com ponta de carvão” e “O olhar costurado com linha de pesca” -, o livro conta com imagens de capa e miolo do artista Raique Moura, texto de apresentação do editor, André Kondo, Arte final de Lilly Araújo e posfácio da escritora e profa. Dra. Cinara de Araújo, da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ao perseguir um “inventário”, do qual fomos todos deserdados, cada um dos contos “espalma o abismo desenfreado entre o adeus e o que contam sobre ele”.

Éder Rodrigues é poeta, contista, dramaturgo e também escreve para o público infantojuvenil. Possui 12 livros publicados, sendo os mais recentes: “Nem todo adeus habita o olhar antes de aceno”, “A última rave do século XX” (Editora Urutau) e “Carrossel de um cavalo só” (Editora Ática). Recebeu premiações importantes do circuito literário nacional como o Prêmio Josué Guimarães 2009, que possibilitou a difusão do seu trabalho na Espanha e em Portugal; o Prêmio OFF FLIP de Literatura 2017/2015; o Prêmio FUNARTE de Criação Literária (2014/2010), dentre outros. Como dramaturgo, escreveu 20 peças teatrais com destaque para “A Pequenina América e sua avó $ifrada de Escrúpulos” (Prêmio SESC/SATED MG 2011) e “Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter” (Prêmio Guarulhos de Literatura 2019). É membro da Academia de Letras de Porto Seguro, Doutor em Literatura pela UFMG e professor do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Sempre Um Papo – 39 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Sempre Um Papo Virtual recebe Éder Rodrigues
Dia 12 de março, quarta-feira, às 19h30.
Transmissão on-line, no YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]