Diretores de 600 escolas públicas de 61 municípios de Minas Gerais estiveram reunidos em Belo Horizonte na última terça-feira, dia 6 de novembro, para o lançamento da série de DVD’s “Sempre Um Papo – Ano 20”. Além de receber o kit que contém cinco vídeos temáticos, os educadores ouviram instruções sobre o uso do material em sala de aula.
“Queremos que vocês sejam multiplicadores dessa idéia junto aos professores e alunos de suas escolas”, afirmou Afonso Borges, diretor do “Sempre Um Papo”. Afonso lembrou da época em que estudava na Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, e disse que a entrega era uma forma de agradecimento aos professores que o ensinaram durante a infância.
Para Raquel Elizabete Santos, Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, a parceria com a Associação Cultural Sempre Um Papo vai de encontro com as políticas educacionais de Minas Gerais, que pretendem estimular o desenvolvimento crítico dos alunos. “A opinião dos escritores, com certeza, além de despertar o interesse dos nossos alunos pela leitura, vai estimulá-los a serem cidadãos conscientes e críticos”, afirma.
Nas escolas, o clima é de expectativa para a chegada dos DVD’s. “É sempre nosso desejo, como educador, fazer com que nossos alunos despertem-se pela leitura. É com alegria que recebemos estes DVD’s. Vamos transformá-los em instrumentos úteis em nosso trabalho”, afirma Vilma do Carmo Malaquias, diretora da escola de Barão de Cocais.