14 de junho de 2022
Na última quinta, 9 de junho, durante participação no programa de incentivo à leitura Sempre Um Papo, o médico cancerologista Drauzio Varella fez um apelo para a erradicação da fome no Brasil. Na conversa com o jornalista Afonso Borges, o médico falou sobre a urgência de uma iniciativa privada que atue doando alimentos e fornecendo amparo para os mais de 33 milhões de brasileiros que não têm o que comer.
De acordo com dados divulgados recentemente pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao país, o número de brasileiros que passam fome aumentou em 14 milhões. “Se a gente não pode contar com o governo, o que nós temos que fazer? Por que não criar um ‘Todos Contra a Fome’?”, questiona Drauzio, fazendo referência ao ‘Todos pela Saúde’, programa criado pelo Itaú Unibanco que doou mais de R$ 1 bilhão para colaborar no combate ao coronavírus.
“(Vamos) pegar os empresários, essa gente batalhadora que conhece os meandros da economia e ver como é que a gente faz para esse dinheiro virar comida para os que não têm o que comer. O que não pode é ficar do jeito que nós estamos (…). O Brasil tem uma economia grande com gente em condições de agir. É uma emergência. Nós não podemos conviver com a fome em 2022”, protesta Drauzio.
O principal motivo para a participação de Drauzio Varella no Sempre Um Papo foi o lançamento de seu livro “O exercício da incerteza: memórias” (Companhia das Letras, 2022), que reúne suas experiências e aprendizados ao longo de mais de 50 anos de carreira. Você pode conferir a gravação completa da conversa, que contou com tradução simultânea em Libras, no canal do YouTube e Facebook do Sempre Um Papo.