fbpx

Dijon de Moraes e seus novos escritos de design no “Sempre Um Papo”

26 de maio de 2021

O designer, escritor, conferencista e professor Dijon de Moraes é o convidado do “Sempre Um Papo” no debate e lançamento de seu novo livro “Escritos de Design: Um Percurso Narrativo”, editado pela Blucher. Será no dia 7 de julho, 4a-feira, 19h, com mediação do jornalista Afonso Borges e transmissão online nas redes sociais do projeto, que comemora, em 2021, 35 anos de atividades ininterruptas.

Esta edição do “Sempre Um Papo” é uma realização da Editora Blucher e do Consulado da Itália Belo Horizonte. O projeto é viabilizado graças ao patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

“Escritos De Design: Um percurso narrativo” (Blucher)

O livro narra o percurso de Dijon De Moraes no design, desde as influências recebidas na infância, passando pela formação acadêmica e atuação profissional no Brasil, bem como discorre sobre os aspectos teóricos e conceituais como professor universitário que também o levou à gestão superior como reitor. Essa trajetória profissional e de vida se entrelaça e se alimenta sempre guiada pelo design.

O autor descreve ainda, com precisão e detalhes, sobre o seu período vivido na Itália onde concluiu seus estudos em nível de mestrado, doutorado e pós-doc. Oportunidade esta em que aprofundou seus conhecimentos sobre o fenômeno do design italiano e do Made in Italy, colaborou com empresas e universidade, além de ter convivido com grandes mestres de reconhecimento internacional daquele país.

O design, por ser uma atividade abrangente e transversal, açambarca em si conteúdos multidisciplinares presentes desde a liberdade das artes à técnica das engenharias. Isso faz com que o design seja um terreno rico e fértil, para pessoas de perfis e habilidades distintas. Por esse motivo, atrai, no seu amplo espectro de atuação, perfis propícios à criatividade, inovação e inventividade. Além de habilidades tecnológicas e artísticas, áreas essas que dialogam com as sociais e humanas, culturais e antropológicas, por meio do comportamento, emoção e fruição dos produtos e serviços concebidos pelos designers que buscam a promoção de um mundo melhor.

Dijon De Moraes é designer, escritor, conferencista e professor. Ph.D em Design pelo Politecnico di Milano na Itália, com pós-doutoramento no mesmo instituto onde é colaborador constante dentre outras universidades italianas e européias. Ocupou por duas vezes o cargo de reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Autor dos premiados livros “Limites Do Design”, “Análise do Design Brasileiro” e “Metaprojeto: o design do design”. Idealizador e editor da “Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design” a maior do gênero no Brasil com treze volumes bilíngues publicados. Pelo conjunto de sua obra prática e teórica, obteve reconhecimento no Brasil e no exterior.

#SempreUmPapoEmCasa com Dijon de Moraes

Dia 7 de julho, quarta-feira, às 19h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpappo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]