fbpx

Carlos Starling lança Olivro “O Tempo Sem Tempo” no Sempre Um Papo no dia 25/10

19 de setembro de 2023

Médico Infectologista Carlos Starling é o convidado do Sempre Um Papo no dia 25 de setembro na Biblioteca Pública de Minas Gerais

O doutor Carlos Starling é o convidado do “Sempre Um Papo” para o debate e lançamento do livro de crônicas “O Tempo Sem Tempo” (Autêntica), no dia 25/10, 4ª-feira, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública de MG (Praça da Liberdade, s/n). A entrada é franca, com viabilização através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet.

O médico e escritor Carlos Starling foi, durante a pandemia, membro voluntário do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura, na gestão de Alexandre Kalil. Sua atuação, ao lado de outros 4 integrantes, tornou Belo Horizonte a cidade mais segura do Brasil, com população de acima de 3 milhões de habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde, em fevereiro de 2022.

Durante o período mais crítico dessa crise sanitária, Starling escreveu crônicas no jornal “Estado de Minas” sobre o pesadelo que nos atropelava sempre com o misto de bom humor e críticas ao governo vigente. O autor, ao reagir às respostas das autoridades e da sociedade global, lançou luz sobre falhas sistêmicas, ganância e desigualdade que levaram a atrasos na vacinação e a um número de mortes que poderiam ter sido evitadas.

A memória desse período está sintetizada em 53 crônicas selecionadas pelo curador Chico Mendonça. Ele, belo-horizontino, é jornalista pela PUC-MG e já atuou em vários jornais e revistas de sua cidade natal, bem como em Brasília e São Paulo. Sua dedicação nos últimos anos é voltada à consultoria em comunicação, com destaque para planejamento, criação e inovação. Segundo Carlos Starling, as crônicas foram selecionadas de forma “cirúrgica” por Chico. Compre aqui o livro no site da editora.

Além da curadoria de Mendonça, o livro “O Tempo Sem Tempo”, a obra conta com apresentações de Margareth Dalcolmo e Lilia Schwarcz. Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalcolmo é pesquisadora sênior da Fiocruz e foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o período de 2022 a 2024. A pneumologista é membro das sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia. Tem mais de 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Em dezembro de 2021, ela lançou o livro Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde, pela editora Bazar do Tempo. A obra, que reúne artigos escritos semanalmente para O Globo, é uma espécie de diário que documenta a visão da ciência em sua missão humanista.

Já Schwarcz é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular no Departamento de Antropologia da mesma instituição. É autora de premiadas obras como “Retrato em Branco e Negro” (1987, prêmio APCA), “As Barbas do Imperador” (1998, Prêmio Jabuti/Livro do Ano e New York, Farrar Strauss & Giroux, 2004), “O Sol do Brasil” (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), e “Brasil: uma Biografia” (2015, com Heloisa Murgel Starling, indicado na lista dos dez melhores livros da categoria Ciências Sociais do prêmio Jabuti). Foi curadora de uma série de exposições, como Histórias Afro-Atlânticas, e desde 2015 atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no Masp (Museu de Arte de São Paulo); também é colunista do jornal Nexo e presença frequente no debate público no Brasil. 

Depois da conversa com o autor Carlos Starling, que conta com a mediação do jornalista Afonso Borges, o autor autografa seus livros para o público presente.

Carlos Starling é médico infectologista e especialista em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é membro consultor científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), além de integrante e parceiro científico das mais prestigiosas sociedades e instituições científicas mundiais.

Ao longo das últimas décadas, atuou ativamente no controle das epidemias de aids, febre amarela, dengue e H1N1, sendo uma fonte da imprensa nacional para esclarecimentos sobre esses e outros graves problemas de saúde pública. Além da área científica, é autor de um livro de poesias, Guardanapos (2016), e colunista do jornal Estado de Minas, versão on-line, desde 2019.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 3 milhões de pessoas.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Carlos Starling

Dia 25 de outubro, quarta-feira, 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]