fbpx

Alexandre Coimbra Amaral lança a obra “A Esperança a gente planta”

14 de janeiro de 2025

Foto: Ronald Santos Cruz

O escritor Alexandre Coimbra Amaral participa do Sempre Um Papo em Belo Horizonte em uma conversa com Afonso Borges. Na ocasião, a ser realizada no dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21), Alexandre fará o lançamento de seu livro “A Esperança a gente planta”, e também debaterá a respeito de assuntos tangentes à sua obra. A entrada é gratuita, mediante lotação do espaço.

Para o psicólogo, escritor, palestrante e podcaster Alexandre, a Esperança – sempre escrita em letra maiúscula porque, de acordo com o autor, “a forma de reescrever a vida importa tanto quanto a vida mesma” – é algo tangível, cultivado com ações concretas e coletivas. No novo livro, “A Esperança a gente planta”, publicado pelo selo Paidós, da Editora Planeta, Alexandre constrói uma narrativa sensível e compartilha histórias pessoais, além de estudos, práticas e contemplações, tornando acessíveis grandes pensadores, como Ailton Krenak, Paulo Freire e Milton Nascimento, convertendo ideias em conversas íntimas e acolhedoras.

Na obra, mais do que apresentar conceitos teóricos, o autor humaniza as próprias reflexões e aproxima leitores e leitoras de novas formas de ver a Esperança, transformando-a, pouco a pouco, em algo palpável e que se pode plantar, cultivar, ver crescer e colher. O livro ainda retoma conceitos já abordados por Alexandre em títulos anteriores, como “A exaustão no topo da montanha” e “Toda ansiedade merece um abraço”, e reafirma que a desesperança pode ser resultado do esgotamento e da ansiedade crônica provocados pela avalanche de informações e afazeres do mundo contemporâneo.

De acordo com o comunicador e educador Jota Marques, cada palavra de  “A Esperança a gente planta” é um lembrete de que no horizonte de cada crise há um recomeço possível: “Com a sensibilidade de quem sabe escutar as vozes do coração e do mundo, Alexandre apresenta não apenas suas vivências, mas também as de todos aqueles que se perdem e se reencontram ao longo do caminho. Ele nos convida a percorrer esses caminhos de volta ao lugar de onde tudo renasce: a Esperança.”, escreve Marques no texto de orelha do livro.

“A Esperança a gente planta” também conta com prefácio da jornalista Tati Fávaro e posfácio do palestrante, terapeuta comunitário e aprendiz de pajé Ubiraci Pataxó. Ao longo das páginas, Alexandre Coimbra Amaral valida a ideia de Paulo Freire, que cunhou o verbo esperançar, e vai além: nesta obra, o esperançar é uma semente plantada em conjunto, uma ação que impulsiona à vida e ao movimento constante.

Alexandre Coimbra Amaral é psicólogo, escritor e podcaster. Mestre em Psicologia pela PUC do Chile e terapeuta familiar, de casais e grupos, é palestrante e consultor de saúde mental em empresas e escolas de todo o país, e também colunista da Revista Crescer e do Portal Lunetas do Instituto Alana. Atuou durante quase cinco anos como psicólogo no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e hoje é presença constante nos mais diversos programas de TV, na internet e em podcasts, abordando temas de interesse coletivo e nos ajudando a compreender os dilemas de nosso tempo. Seu podcast, Cartas de um terapeuta, é um dos mais escutados do país em todas as plataformas de áudio. É autor de outros quatro livros pelo selo Paidós, da Editora Planeta: Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise, De mãos dadas (co-escrito com Claudio Thebas), A exaustão no topo da montanha e Toda ansiedade merece um abraço.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Alexandre Coimbra Amaral
Dia 25 de fevereiro, terça-feira, 19h30
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

[fbcomments]