Jamil Chade conversa com profissionais da comunicação de Paracatu, dentro do “Sempre um Papo”, no Fliparacatu

O Sempre um Papo realiza, no dia 27 de agosto, às 10h, na Casa Kinross, uma edição especial dirigida aos profissionais de comunicação de Paracatu. O convidado será o jornalista e escritor Jamil Chade, para uma conversa sobre “Imprensa, Literatura e as Relações com o Mundo”.

Integrando a programação do 4º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu, o encontro foi pensado especialmente para jornalistas, radialistas, comunicadores, profissionais de televisão, portais, redes sociais, assessorias de imprensa, produtores de conteúdo e estudantes da área. A entrada é franca  e após a conversa, Jamil Chade fará uma sessão de autógrafos.

Correspondente internacional há mais de duas décadas, Jamil Chade acompanha de perto alguns dos principais acontecimentos políticos e diplomáticos do mundo. Sua experiência permite discutir questões que estão no centro do trabalho de quem produz informação hoje: as transformações do jornalismo, a velocidade das redes, a desinformação, a credibilidade da imprensa e a responsabilidade de interpretar os acontecimentos para além da notícia imediata.

A literatura entra nessa conversa como outra forma de olhar e narrar o mundo. Jornalista e autor de livros, Jamil transita entre esses dois territórios e propõe uma reflexão sobre o que a escrita, a reportagem e a leitura podem oferecer ao exercício profissional da comunicação.

Mais do que uma palestra, a proposta é promover uma conversa entre profissionais, aproximando a experiência internacional de Jamil Chade de quem faz diariamente a comunicação em Paracatu. Um encontro para discutir a profissão a partir de diferentes escalas: da notícia que nasce na cidade aos acontecimentos que atravessam fronteiras.

O Sempre um Papo completa 40 anos em 2026 e realiza esta edição especial dentro do Fliparacatu, que acontece de 26 a 30 de agosto, no Centro Histórico de Paracatu, com patrocínio master da Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.