No dia 26 de dezembro, terça-feira, às 19h, o Sempre Um Papo recebe a escritora e pesquisadora Vanderléia Reis. Ela conversa com a jornalista Letícia Finamore sobre sua carreira na literatura e os livros como forma de mudança social. A conversa será transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo.
“História das Pretas: Alinhavos de Memórias” é composto por contos, narrativas autobiográficas e muita poesia. Escrito por educadoras mineiras, permite viajar por alguns municípios do estado de Minas Gerais, através das histórias narradas por essas escritoras.
Entrelaçados aos textos, histórias de famílias, cultura, tradições, alegrias, crenças, dores, amores e também sonhos, esperança e resiliência. Narrativas atravessadas pela marca do racismo estrutural e institucional, potencializadas no corpo de mulheres negras, mas também da resistência presente em suas histórias.
Quanto à obra “Não somos nove. Somos muitas, que falam através de nós”, Vanderléia compõe o livro com um de seus contos a Obra: Carolina: A Nova geração de Escritoras negras brasileiras, livro organizado pela Festa Literária das Periferias – FLUP RJ em 2020, dedicado à obra de Carolina Maria de Jesus. Em 2022 teve o conto “Entre Ruas e Avenidas Uma Vida Feita em Encruzilhadas”, lançado no livro “Variações Literárias”, formato e-book, prêmio Movimenta Cultura 2021 da prefeitura de Contagem. Para 2024, já no “forno”, o livro Infanto-juvenil “Cara de Menina, Jeito de Estudante, Uma Anja de Professora!”.
Vanderléia Reis é moradora de Contagem- MG. Escritora; Professora de História; Mestra em Educação e Formação Humana; Compõe o Coletivo História das Pretas, coletivo de escritoras negras da RMBH. Pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero, associada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e do Observatório da Equidade Racial na Educação Básica ANANSI/CEERT. Trabalha ainda com formação docente e bancas de heteroidentificação.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Vanderléia Reis
Dia 26 de dezembro, terça-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367