20 de outubro de 2023
No dia 30 de outubro, segunda-feira, às 19h, o Sempre Um Papo recebe a escritora Tatiana Bicalho. Ele conversa com a jornalista Jozane Faleiro sobre seu livro “Poemas para ascender”, sua terceira publicação de poesia. A conversa será transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo.
Tatiana Bicalho é fotógrafa e escritora. Possui graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard / UEMG; Pós-Graduação em Cinema pela PUC / IEC e Pós-Graduação em Fotografia pelo Senac / SP, desenvolvendo pesquisas e publicações em torno do Livro de Artista e Livro Objeto. Como fotógrafa teve trabalhos expostos em Portugal, EUA e Argentina, além de participar de publicações e exposições no Brasil. Publicou dois livros de poesia: Notícias Populares, pelo Selo Leme (Impressões de Minas, 2018) e Invenções a duas Vozes, (Editora Urutau, 2020). Coordenou e lecionou para o curso de Português e suas literaturas na Universidade de Aswan, no Egito por um período de dez meses.
Poemas para Ascender é um livro objeto poético em formato de uma caixa de fósforo que não é exatamente uma caixa de fósforos. Nesta caixa, contém, além do livro, alguns objetos poéticos (um bloquinho, um lápis, uma borracha e um apontador) que convidam o leitor a acender juntamente com a autora os seus próprios poemas.
O livro convoca o leitor, de forma sensorial, a ficar aceso pelas palavras já riscadas em seu fogo estético, provocando faíscas que se traduzem em imagens potentes, ora de caixas de fósforos descartadas, ora por palitos que se transformam em obras de arte famosas.
Os textos o deslocam para uma relação erótica com o mundo e seguimos pela caixa em busca de arriscar, afinal: “Você tem duas escolhas, ou você arrisca ou te riscam.”
Poemas para Ascender transporta os limites do livro convencional uma vez que, sendo um livro-objeto, propõe novas reflexões a respeito do suporte livro. Neste contexto, o trabalho da autora pode ser entendido como objeto que rompe as fronteiras geralmente associadas ao livro. A narrativa literária, por exemplo, é o ponto de partida para a criação de uma obra que vai além dos paradigmas frequentemente relacionados a ela.?A estrutura tradicional do livro como é comumente conhecida acaba ganhando uma nova roupagem, pois vai se diluindo e criando novas formas de expressão – ou melhor, as antigas formas de expressão vão definindo novos campos, configurando espaços intermediários entre a literatura e imagem.
O texto do livro-objeto pode ser explorado plasticamente, proporcionando prazer intelectual, como nos livros convencionais. No entanto, como objeto, também proporciona prazer táctil e visual. O receptor, quando manipula a obra, torna-se coautor dela, pois começa a dialogar com o livro e a interferir nele.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Tatiana Bicalho
Dia 30 de outubro, segunda-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367