fbpx

O francês Jean-Pierre Dupuy encerra o “Mutações / Sempre um Papo” no dia 9/10 falando sobre cibernética e Inteligência Artificial

29 de junho de 2023

O engenheiro e filósofo francês Jean-Pierre Dupuy encerra o ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, falando sobre o tema “Da cibernética à inteligência artificial”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 9 de outubro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

Da cibernética à inteligência artificial

Hoje em dia, parece que a humanidade se propôs a tarefa de acelerar a próxima etapa da evolução biológica, na qual a espécie humana terá dado lugar a uma era pós-humana em que máquinas cibernéticas inteligentes e conscientes se terão tornado os senhores do mundo. Será esta utopia o início da morte do humanismo ou será a sua apoteose? O próprio fato de podermos fazer esta pergunta mostra quão desatualizadas estão hoje as nossas categorias de pensamento. Se Deus fez o homem à sua imagem, e o fez livre, e portanto livre para desobedecer, não terá o homem o dever de se transcender a si mesmo e, por sua vez, criar seres que sejam autônomos? Será o cúmulo do humanismo não pôr um fim ao humano? Estas questões poderiam parecer ficção científica, mas elas estão adquirindo uma atualidade considerável com os avanços extremamente rápidos da Inteligência Artificial e da vida artificial.

A conferência será centrada nos avanços mais recentes na vida artificial (biologia sintética, edição do genoma humano, CRISPr-Cas9) e na inteligência artificial (ChatGPT, emoções artificiais etc.)

Jean-Pierre Dupuy é engenheiro e filósofo. Dedica-se ao estudo das ciências cognitivas, epistemologia, cibernética, ética, filosofia social, filosofia política e religião. Seus escritos articulam perspicazmente obras diferentes como as de René Girard, Ivan Illich, Hans Jonas, Claude Lefort, Adam Smith, Friedrich Hayek, John Rawls, Émile Durkheim e Henri Bergson. Em filosofia da ciência, investiga nanotecnologias, inteligência artificial, teoria do caos e teoria da complexidade. Integra a Academia de Tecnologias e a Academia Católica da França. É professor na Universidade de Stanford, EUA. Recebeu o prêmio Roger Caillois de ensaio em 2011. Já viveu no Brasil e participa com frequência de eventos culturais realizados aqui.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Jean-Pierre Dupuy participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 9 de outubro, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]