fbpx

Jornalista Leida Reis lança romance “Mulheres Arco-Iris”

9 de novembro de 2023

No dia 23 de novembro, quinta-feira, às 19h, o Sempre Um Papo recebe a escritora e editora Leida Reis. Ele conversa com a jornalista Letícia Finamore sobre seu livro “Mulheres Arco-Iris”, da editora Literíssima, e sobre o mercado editorial. A conversa será transmitida no canal do YouTube do Sempre Um Papo.

Leida Reis é autora de nove livros, sendo três romances, dois de contos, três para crianças e um de poemas. É jornalista, com 26 anos de atuação na imprensa mineira, fundadora da Páginas Editora, hoje renomeada de Literíssima, e do Clube do Livro Infantil Solidário. Atualmente, é diretora de Projetos da Câmara Mineira do Livro. Mineira de Patrocínio, vive em Belo Horizonte desde 1985, e escolheu para seus dois filhos (Gabriel e Clarice) o sobrenome de Poesia. 

Os romances de Leida Reis têm sempre um bom número de personagens, em histórias entrecortadas, oferecendo ao leitor a riqueza de cenários e o desafio de estabelecer conexões. Assim foi em A invenção do crime (Editora Record – 2010) e Quando os bandidos ouvem Villa-lobos (Manduruvá – 2012) e assim é em Mulheres arco-íris, com o diferencial da temática feminista, tendo agora como personagem principal uma jovem transexual em busca do amor e da felicidade.

A voz narrativa inicial é dada a uma garota de pouco mais de 20 anos que atravessa seus dias entre o desafio de gerenciar o pequeno negócio da família, à beira de uma rodovia, a relação com o empregado de uma mineradora, e a amizade com mulheres que sofrem crueldade. O apoio da família e a certeza de se amar não impedem as decepções, os riscos e a violência. 

No entanto, há um mérito aqui: a autora foge dos estereótipos para mostrar a naturalidade das escolhas e da identidade dessa garota, cujo nome só saberemos quase ao final do livro. A linguagem também é correta o bastante para não desmerecer a personagem, embora seja apropriada a quem deixou de estudar para, muito cedo, cuidar da família. 

Mas Mulheres arco-íris não é só a história da garota que tem dificuldade de escolher um novo nome. Um emaranhado de vidas femininas compõe o romance que Leida Reis lança pela Literíssima Editora, como num tecido que busca fugir das mãos opressoras do homem. Alice namora um professor universitário que se vê ameaçado pela polícia e por traficantes, Cássia sente ciúmes dos livros que vende no seu pequeno sebo, e Carmem encontra a chance de ser feliz ao ajudar outra mulher. 

A Literíssima (antiga Páginas Editora) atua no mercado literário brasileiro há sete anos e já publicou mais de 410 títulos, dentre romances, contos, crônicas, poesia, literatura infanto-juvenil e livros técnicos. Sediada em Belo Horizonte, publica autores de várias partes do Brasil.

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio da Cemig, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Leida Reis
Dia 23 de novembro, quinta-feira, 19h
Transmissão on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

[fbcomments]