fbpx

Xico Sá

16 de setembro de 2016

Quando: 20/09, terça-feira, às 19h30
Local: Sesc Bom Retiro

O Sempre Um Papo, em parceria com o Sesc Bom Retiro, recebe o escritor e jornalista Xico Sá para o debate sobre o tema “Machismo na escrita” e lançamento do livro “Os Machões Dançaram – Crônicas de Amor & Sexo em Tempo de Homens Vacilões”. O debate tem mediação do jornalista Afonso Borges, criador do Sempre Um Papo.

Depois de “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea (2003)” e “Chabadabadá – Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha” (2010), Xico Sá completa sua trilogia de crônicas que revelam as mudanças de comportamento nas relações entre homens e mulheres do final do século XX até hoje. “Os Machões Dançaram – Crônicas de Amor & Sexo em Tempos de Homens Vacilões” apresenta uma galeria de personagens que ilustram as grandes transformações do homem. Do macho-jurubeba – como o autor define o cara à moda antiga – aos sensíveis macunaemos – garotos que têm a preguiça sentimental de um Macunaíma e a choradeira de um roqueiro estilo emo. A fase alfa do macho e o metrossexualismo também são alvos da escrita picaresca desta edição. Em sua narrativa sobre a tragicomédia dos relacionamentos, Xico Sá entrega os segredos masculinos do cotidiano dos botequins sem esquecer a devoção permanente pelas mulheres, traço que tem marcado a sua escrita como um dos principais cronistas do país.

Xico Sá (Crato, Ceará, 6 de outubro de 1962) jornalista e escritor brasileiro, começou a carreira em Recife e foi colunista do jornal Folha de S. Paulo. Na televisão, integrou a bancada do programa esportivo Cartão Verde da TV Cultura e também fez parte da programa de debate Saia Justa, exibido pelo canal a cabo GNT. Atualmente, participa do programa Amor e Sexo da Rede Globo e do Papo de Segunda, exibido no GNT, com Marcelo Tas, João Vicente de Castro e Leo Jaime, além de contribuir semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais. Foi co-roteirista do filme “Deserto Feliz” (2007), de Paulo Caldas. Boêmio convicto, Xico Sá é dono de um estilo cáustico e bem-humorado. É autor de vários livros, dentre os quais se destacam Chabadabadá (Editora Record), Big Jato (Companhia das Letras), “Nova Geografia da Fome” (2003, em parceria com o fotógrafo U. Dettmar), “A Divina Comédia da Fama” (2004), “Big Jato” (2012), “Os Machões Dançaram” (2015), O Livro das Mulheres Extraordinárias (2015), entre outros.

Sempre Um Papo Criado pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, há 30 anos, o Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço:

Sempre Um Papo com Xico Sá Dia/Horário: 20 de setembro, terça-feira, às 19h30 Local: Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo Informações: (11) 33323600 – www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br – (31) 9204.6367 / 3261.1501

[fbcomments]

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0