Tatiana Salem Levy

CAPA_SITE_TATIANA_SALEM

 

O Sempre Um Papo recebe, integrando o ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, a escritora Tatiana Salem Levy para debate e lançamento do livro Dois Rios (Ed. Record).

O evento ocorre no dia 07 de outubro, segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Entrada gratuita.

 

Ao publicar A Chave de Casa, em 2007, Tatiana Salem Levy conseguiu o difícil feito de ser premiada no Brasil e publicada em Portugal, França, Itália, Espanha e Turquia com um romance de estreia. Celebrada pela crítica nacional e internacional, tradutora e doutora em Estudos de Literatura, a autora retorna com um romance ao mesmo tempo intenso e delicado que nos fala do impulso amoroso e da espera romântica.

Dois Rios nasceu da paixão de Tatiana pelo mar e da vontade de inseri-lo em suas tramas, sempre baseadas em algo que toque sua vida. “Sou movida a impulso e emoção, e a minha literatura terá sempre isso”, revela a escritora. Para Tatiana, o mar pode levar para o mundo, para o desconhecido; mas também pode levar pessoas queridas, nos tirar de onde gostaríamos de estar. “Eu quis explorar essas duas facetas: numa parte o mar impulsiona; na outra, provoca a espera.”

Quando morava na França, em 2007, ela resolveu passar o verão na Córsega, e se encantou com a ilha. No final daquele mesmo ano, foi para Dois Rios, Ilha Grande, um dos lugares mais bonitos que já viu. “Decidi escrever uma história que juntasse as duas ilhas”, conta. Assim nasceu o triângulo amoroso entre os irmãos gêmeos Joana e Antônio e a bela francesa de cabelos revoltos Marie-Ange.

Joana, refém da culpa, dos laços rompidos com o irmão e do comportamento obsessivo da mãe, a encontra na praia de Copacabana; Antônio, fotógrafo internacional, sem porto certo, no lotado metrô de Paris. Essa mulher cruza seus caminhos e entra numa história cortada por uma perda do passado e um segredo contido nas ondas da Ilha Grande.

 

Tatiana Salem Levy é escritora e doutora em estudos de literatura pela PUC- -Rio. É autora dos romances A Chave de Casa— vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2008 — e Dois Rios. Além disso, co-organizou o livro Primos: Histórias da Herança Árabe e Judaica, publicou o ensaio A Experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze e o infantil Curupira Pirapora. Tem livros publicados em Portugal, França, Espanha, Itália, Turquia e Romênia.

 

Serviço

Sempre Um Papo com Tatiana Salem Levy

Data: 07 de outubro, segunda-feira, às 19h30

Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Informações: 31 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br

 

Deixe um comentário